Aplicativos para consulta de linhas de ônibus são aprimorados

14/07/2023 13:46

A prefeitura disponibiliza dois aplicativos para os usuários do transporte coletivo consultarem as linhas de ônibus em tempo real: o Citamoby e o Moovit. Ambos já operavam, mas agora terão mais precisão nas suas buscas em relação à localização dos ônibus, através do sinal de GPS disponibilizado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Os aplicativos estão disponíveis nas plataformas para Android e IOS e funcionam de maneira gratuita. 

As parcerias fechadas entre a prefeitura e as empresas que fazem a gestão das ferramentas integram o pacote de melhorias do programa Mais Transporte. “Queremos qualificar o atendimento ofertado ao usuário do transporte coletivo, por isso seguimos ampliando e incentivando projetos que as empresas possam ter para garantir um serviço de qualidade”, afirma o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

Além de apresentar melhorias na localização dos ônibus, a ferramenta indica ao usuário como chegar até o seu destino, apresentando todas as opções disponíveis de caminhos que podem ser realizados. Ao receber acesso ao GPS do ônibus, as empresas se comprometem a entregar contrapartidas à cidade.

“Serão disponibilizadas, como relatórios de uso e feedback dos usuários, pesquisa de satisfação e melhoria da informação não só nos seus aplicativos mas também nas paradas, sobre as próximas chegadas. Viabilizam um ciclo contínuo na melhoria da qualidade do serviço de ônibus com foco no usuário”, ressalta a gerente de Desenvolvimento e Inovação da EPTC, Júlia Lopes de Oliveira Freitas. 

Fórum Transporte Seguro - As novas tecnologias auxiliarão ainda mais a segurança pública e os resultados já obtidos pelo Fórum Transporte Seguro, diminuindo o tempo de espera dos usuários em paradas de ônibus, evitando que fiquem expostos por muito tempo, trabalhando a questão de prevenção de assaltos no transporte coletivo.

 

Jaqueline Moura

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes