Alunos da Emei Tio Barnabé participam de ação com cavalos na EPTC
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recebeu na manhã desta quinta-feira, 18, em sua sede, quatro turmas da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Tio Barnabé, para uma atividade com a Coordenação de Educação para Mobilidade (CEM) e a Equipe de Veículos de Tração Animal (VTA), onde o objetivo é mostrar o trabalho que a VTA realiza com os animais que são retirados das ruas em situação de maus tratos.
Conforme a agente da Coordenação de Educação para a mobilidade, Tatiana Fontoura, a ação é importante para a integração de diversos setores da empresa. “Nosso objetivo é trazer as crianças para uma ação em conjunta e mostrar o trabalho com os animais que a EPTC realiza”, comenta.
A vice-diretora da Emei Tio Barnabé, Diana Corte Real, achou importante a oportunidade. “Quando recebemos o convite, não tínhamos conhecimento de que a EPTC fazia esse trabalho. Os alunos ficaram animados desde o dia em que contamos que iríamos conhecer e brincar com os cavalos”, conta Diana.
O Serviço de Recolhimento, Remoção e Guarda de Animais da EPTC, que fica localizado na Estrada Chapéu do Sol, Beco do Matadouro, 2400, bairro Chapéu do Sol, zona Sul, conta com caminhão equipado com guincho munck com capacidade para recolhimento de cinco animais, 12 baias em alvenaria para animais debilitados, serviço veterinário e funcionários para tratamento, limpeza, manutenção do campo e atendimento ao público. No referido abrigo há uma área de pastagem de 20 hectares, além de cocho de alimentação e bebedouro para os equinos. Todos os cavalos recolhidos por abandono ou vítimas de maus-tratos, após apresentarem recuperação, ficam soltos no campo, interagindo com os outros animais para reestabelecer seu contato com a natureza. O Abrigo da EPTC é aberto à visitação. Outras informações sobre o local no fone (51) 3266.8258.
Próximas atividades
Sábado, 20, das 9h às 14h, acontecerá o lançamento da campanha de educação para o trânsito envolvendo pais, alunos e professores do Colégio Anchieta, avenida Nilo Peçanha, 1.521, de acordo com o Projeto Escola Amiga da EPTC.
Terça-feira, 23, e sexta-feira, 26, será realizado o Curso de Multiplicadores para o Trânsito Seguro envolvendo motoristas, cobradores e demais funcionários das empresas do transporte coletivo da Capital em relação aos cuidados com a circulação dos idosos na circulação da cidade.
Quarta-feira, 31, das 9h às 10h, Dia das Bruxas, ação educativa na Silva Só x Ipiranga com a entrega de balinhas e um folheto aos condutores, com a seguinte mensagem: “Por um trânsito mais doce, com menos travessuras”.
Denise Righi