Agentes de trânsito fazem curso de primeiros socorros no Samu

28/07/2022 18:03

Agentes de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizaram, nesta quinta-feira, 28, curso de capacitação no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Porto Alegre (Samu). Foi a última etapa do treinamento, que é dividido em teoria e prática, com ênfase nos primeiros socorros em situações mais comuns e com potencial de agravo, além de técnicas de reanimação cardiorrespiratória.

Os cursos de primeiros socorros fazem parte do treinamento dos agentes da EPTC. Além disso, são realizadas reciclagens periódicas. Muitas vezes os agentes chegam em uma ocorrência de acidente antes do Samu. Outras, como agentes públicos uniformizados, são abordados nas ruas para auxiliar em uma situação de emergência.

“É fundamental, em uma ocorrência de parada cardíaca e/ou respiratória, a vítima receber o suporte adequado, podendo até reverter essa paradaâ€, destaca a enfermeira coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do Samu, Ana Carolina Stein.

"Diariamente nos deparamos com as mais diversas situações nas ruas da cidade. Estar preparado para prestar um atendimento de qualidade, que faça a diferença, que pode salvar a vida de alguém, é algo que consideramos de extrema importância", ressalta Luciano Mello, coordenador do Posto de Controle Avançado do Centro da EPTC.

Voluntários – O Samu também realiza periodicamente capacitação voltada para o público em geral. Para mais informações, entrar em contato pelo e-mail nepsamupoa@gmail.com ou telefone (51) 3289-2539.

Gabriela Duarte

Cristiano Vieira