Ações para um trânsito seguro são foco da semana da Escola Pública de Mobilidade

05/02/2024 18:24
Pedro Piegas / PMPA
Mobilidade Urbana
EPTC realiza atividades educativas com diversos públicos para a segurança viária

Nesta semana, a Escola Pública de Mobilidade (EPM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) promove mais uma série de ações dedicadas à conscientização sobre um trânsito mais seguro. As atividades, que vão priorizar ciclistas, abrangem diversos públicos, desde adolescentes e crianças até motoristas, empresas, rodoviários e educadores, com destaque para os projetos Escola Amiga e Empresa Amiga da EPTC. 

A iniciativa visa não apenas transmitir conhecimentos sobre normas de trânsito mas também promover uma cultura de respeito e responsabilidade compartilhada nas vias, para a segurança de todos os usuários. Essa abordagem abrangente destaca o compromisso da EPTC em criar um ambiente viário mais seguro e consciente para a comunidade.

Em três dias da semana ocorrem ações do programa Ciclista Seguro, na ciclovia de contemplação implantada no Parque Pontal e no trecho liberado da ciclovia da avenida Ipiranga, entre a avenida Edvaldo Pereira Paiva e a João Pessoa, com cerca de dois quilômetros de extensão.

O programa tem como foco conscientizar a sociedade para atitudes responsáveis no trânsito e a consequente redução dos índices de acidentalidade envolvendo ciclistas.

Na tarde desta segunda-feira, 5, a Escola Pública de Mobilidade apresentou a palestra do programa Escola Amiga da EPTC para os diretores das escolas de Educação Infantil da rede municipal, em conjunto com a  Secretaria Municipal de Educação (Smed), no auditório da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (Aiamu), no Centro Histórico, com o objetivo de conscientizar a comunidade escolar no processo de construção de conceitos e valores para um trânsito seguro, através de suas vivências e situações do cotidiano.

Na quarta-feira, 7, acontece a Palestra Perigos de Trânsito na empresa Conecta Empreendimentos, no bairro Humaitá. A empresa do setor elétrico, com matriz em São Paulo, faz parte do programa Empresa Amiga da EPTC, que visa a reconhecer as instituições que investem em ações preventivas de valorização da vida e conscientizar em conjunto com seus colaboradores em ações preventivas no trânsito sobre a responsabilidade ao conduzir os veículos da frota e seus veículos particulares.

E no sábado, 10, ocorrerá uma ação educativa de orientação aos usuários de bicicletas elétricas, no trecho 3 da Orla do Guaíba.

Além de iniciativas ao longo de toda a semana voltadas ao exercício da cidadania, cursos on-line gratuitos são oferecidos no portal de ensino a distância da EPTC, direcionados à segurança no trânsito para diferentes públicos. Os interessados em participar devem enviar e-mail para educ@eptc.prefpoa.com.br.

Segurança Viária - As atividades fazem parte do Plano de Segurança Viária Sustentável (PSVS), que estabelece diretrizes de planejamento e gestão da segurança viária, com metas para reduzir a acidentalidade no trânsito. Segue os propósitos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030.

Programação:

Segunda-feira, 5
15h - Programa Ciclista Seguro, Blitz Bike, na ciclovia de contemplação do Parque Pontal;
15h15 - Programa Escola Amiga da EPTC para diretores das escolas de Educação Infantil da rede municipal, na Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre(Aiamu) - Centro Histórico;

Terça-feira, 6
15h - Programa Ciclista Seguro, Blitz Bike, na ciclovia de contemplação do Parque Pontal

Quarta-feira, 7
8h - Programa Empresa Amiga, Palestra Peritos de Trânsito Conecta Empreendimentos - Humaitá

Quinta-feira, 8
15h - Programa Escola Amiga da EPTC para diretores e vice-diretores das escolas do Ensino Fundamental da rede municipal, na Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (Aiamu) - Centro Histórico

Sexta-feira, 9
15h - Programa Ciclista Seguro, Blitz Bike no trecho liberado da ciclovia da av. Ipiranga, entre a av. Edvaldo Pereira Paiva e a João Pessoa

Sábado, 10
10h - Ação educativa de orientação aos usuários de bicicletas elétricas, no trecho 3 da Orla do Guaíba;

Em caso de chuvas, as ações poderão ser transferidas.

 

Sofia Aydos (estagiária) / Supervisão: Gustavo Roth

Gilmar Martins