Ações de educação para mobilidade atingem 30 mil pessoas em 2019

16/12/2019 16:36
Gustavo Roth / EPTC PMPA
infraestrutura e mobilidade urbana
Ações de educação para mobilidade atingem 30 mil pessoas em 2019

Desde o início de janeiro até esta segunda-feira, 16, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizou 519 ações educativas na Capital, com cerca de 30 mil pessoas atingidas diretamente. Grande parte das atividades ocorreu em escolas, empresas, CFCs, revendas de motos, instituições de idosos, empresas de ônibus, shoppings e ONGs, além de outros pontos de intensa circulação de condutores e pedestres.

Muitas destas ações pela redução de conflitos, com menos acidentes, mortes e feridos, a partir de estudos do Programa Vida no Trânsito (PVT), liderado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), contaram com apoio de entidades como o Detran, Lions e Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre outros órgãos inseridos na missão por uma circulação mais segura.

O secretário extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, reforça a importância das ações educativas. “O trânsito só funciona quando educação, engenharia e fiscalização andam juntos. Sem esse tripé, o que vemos é um incremento do número de acidentes e mortos no trânsito. A quantidade de ações desenvolvidas pela EPTC em educação mostra que estamos no caminho certo. Certamente temos que investir cada vez mais em ações educativas para uma maior redução da acidentalidade”. 

O agente Diego Marques, da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM), avalia como positivo o resultado. Mas reforça um pedido de envolvimento da sociedade por um trânsito menos violento. “Nosso trabalho é diário e incessante na missão por um trânsito mais consciente. A redução da gravidade nos acidentes é uma realidade. Mas a população precisa, cada vez mais, se envolver neste esforço de mudança de cultura. Cada um de nós deve se tornar um multiplicador pelo trânsito seguro.  A diminuição de acidentes é uma obrigação de todos”, diz.

Atividades - No final de ano, com o natural aumento de circulação de pessoas em pontos como shoppings, a EPTC programou reforço em ações com foco principal na segurança dos pedestres, principalmente os idosos, público bastante exposto a atropelamentos. Das 70 mortes no trânsito neste ano, 17 foram idosos, todos eles vítimas de atropelamentos. 

As atividades terão auxílio de agentes de fiscalização de trânsito dos Postos de Controle Avançado (PCAs) de cada área da cidade, com a colaboração, também, de entidades parceiras da empresa. As ações serão concentradas em faixas de segurança, na orientação e distribuição de materiais informativos com dicas para um trânsito mais seguro e consciente, principalmente, em relação a riscos de atropelamentos de idosos.

Confira a agenda: 

Dia 16 - segunda-feira
17h - Shopping Iguatemi e Bourbon Country

Dia 17 - terça-feira
17h - Bourbon Wallig

Dia 18 - quarta-feira
17h - Shopping Praia de Belas

Dia 19 - quinta-feira
17h - Shopping Praia de Belas

Dia 20 - sexta-feira
17h - Assis Brasil Centro Comercial

Dia 23 - segunda-feira
17h - Carrefour da Bento Gonçalves

 

Claudio Furtado

Fabiana Kloeckner