Ações da EPTC recuperam 14 veículos furtados durante o ano de 2023

30/12/2023 09:15
Jaqueline Moura/ EPTC/ PMPA
EXECUTIVO
População também pode colaborar no trabalho por meio da plataforma Detetive Cidadão

Em 2023, foram recuperados pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) 14 veículos furtados em Porto Alegre. Os agentes realizaram ao longo do ano ações de blitz, fiscalização e atendimento de ocorrências, que resultaram na identificação dos 12 automóveis e duas motocicletas.

No ano passado, foram retomados 19 veículos em operações de fiscalização da EPTC, sendo 13 oriundos de fiscalizações rotineiras, quatro em ocorrências de trânsito e o restante em abordagens de acidentes.

“As ações de fiscalização, além de operações com radar e blitz, desempenham um papel importante na recuperação de veículos roubados. Ao colaborar com os órgãos de segurança, conseguimos manter um trânsito mais seguro para a rotina diária dos cidadãos”, explica o diretor de Operações da EPTC, Cirilo Faé.

A colaboração da população pelos canais de atendimento e através da função Detetive Cidadão do aplicativo 156+POA também é fundamental para a efetividade das operações.

Detetive Cidadão - Além da rede de câmeras, o app 156+POA, por meio da função Detetive Cidadão, também é aliado das forças de segurança no combate à criminalidade. A plataforma foi lançada pela prefeitura e permite que o usuário consulte se um carro foi roubado ou furtado na Capital. Desde 2019, mais de 4 mil denúncias foram recebidas e 49 veículos foram recuperados.

O aplicativo está disponível para plataforma Android e iOS e pode ser baixado gratuitamente por meio da Google Play e App Store. Já foram registrados mais de 141 mil downloads do 156+POA.

Como usar o aplicativo:
- Fotografar a placa de um veículo suspeito;
- Informar a localização do veículo;
- Caso seja roubado, um alerta será emitido às autoridades policiais.

 

 

Caroline Callai (estagiária)/Supervisão: Aline Rimolo

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes