Ação na orla marca o encerramento da Semana Nacional do Trânsito

24/09/2022 15:33
Alex Rocha/PMPA
MOBILIDADE URBANA
Simulação de resgate visa a conscientizar sobre a responsabilidade no trânsito

Os porto-alegrenses que passaram pela área de lazer da Orla do Gasômetro, na manhã deste sábado, 24, foram surpreendidos pelo trabalho conjunto de agentes de fiscalização de trânsito e do Corpo de Bombeiros Militar no resgate a uma vítima de um capotamento. Após cerca de 20 minutos de intenso trabalho e apreensão da população, a vítima foi levada por uma ambulância e veio a informação de que se tratava de uma simulação para marcar o encerramento da Semana Nacional do Trânsito 2022, com o tema Juntos Salvamos Vidas.

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), organizou o evento para chamar a atenção sobre a importância da responsabilidade de todos e da percepção dos riscos para reduzir o número de mortes e feridos em nossas vias. Além da ação de resgate, houve a participação de uma personificação da morte, que alertou sobre os riscos do consumo de álcool ao dirigir. Os pedestres e ciclistas da orla também foram convidados a experimentar a sensação de usar um óculos imersivo que simula os efeitos do álcool e de substâncias psicoativas, e a se posicionar no local do motorista de um ônibus para observar a perda do campo de visão nos pontos cegos no entorno do veículo, para observar a importância da percepção do risco e do autocuidado no trânsito.  

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, destacou os esforços realizados para uma maior conscientização. “Buscamos nessa semana chamar a atenção para aqueles cuidados básicos da cultura da segurança no trânsito. Procuramos reforçar que essa segurança se faz todos os dias com atitudes simples que ajudam para que juntos salvemos vidas”, afirmou Castro Júnior.

As crianças puderam brincar com o jogo da memória da sinalização de trânsito, entre as atividades lúdicas propostas na minicidade da EPTC. E a Escola Pública de Mobilidade apresentou sua plataforma de ensino à distância (EaD), que oferece cursos gratuitos e, desde 2017, já capacitou mais de 6 mil alunos.

"Ao longo da semana, realizamos diversas ações conjuntas, como o Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito, as blitze educativas, o Seminário Nacional do Trânsito e as vistorias gratuitas, e a mensagem que queremos deixar é a necessidade de conscientização da população. Vamos procurar um comportamento mais defensivo nas ruas, pois todos nós somos responsáveis pela nossa vida e pela vida daqueles que compartilham do espaço urbano”, destacou o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.

Gustavo Roth e Aline Rímolo

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes