Abrigo da EPTC tem 25 cavalos aptos para adoção

02/03/2020 11:18
Claudio Furtado/EPTC PMPA
Abrigo da EPTC tem 25 cavalos aptos para adoção
São 59 animais em tratamento no abrigo

Após o recolhimento de quatro cavalos neste último final de semana, 29 de fevereiro e 1º de março, pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), agora são 59 animais em tratamento no abrigo, sendo 25 aptos para adoção. O animais foram encontrados em vias da região Sul, com riscos de acidentes, No ano passado, a equipe de veículos de tração animal (EVTA) da EPTC, recolheu 242 cavalos, sendo 31 deles com sinais visíveis de maus-tratos. Nos últimos 11 anos, 2009 a 2019, foram registrados 3.399 recolhimentos, sendo 318 por maus-tratos, ocorrendo 815 adoções.

O Coordenador de Operações da EPTC, Tiago Oliveira, explica o trabalho realizado pela equipe: “É um serviço diário pelas ruas da cidade, com apoio do Batalhão Ambiental da Brigada Militar, da Guarda Municipal e também do Hospital Veterinário da Ufrgs. Nestes últimos casos, não foram constatados sinais de maus-tratos nos animais, mas de abandono nas vias, com sérios riscos de acidentes. Após o recolhimento, os animais foram levados para o abrigo onde já recebem alimentação adequada e, se necessário, medicação também.”

Orientação - No caso de abandono de algum cavalo, ou situações de maus-tratos, as pessoas podem ligar para o fone 118. Se realmente o fato for constatado pelos agentes da equipe de veículos de tração animal (EVTA), acontece o recolhimento. O animal é levado para a área de acolhimento, na Zona Sul da cidade, onde recebe alimentação adequada, além de medicação.

Abrigo - O serviço da EPTC de remoção e guarda de animais conta com caminhão equipado com guincho munck, capacidade para recolhimento de cinco cavalos, 12 baias em alvenaria para equinos debilitados, serviço veterinário e funcionários para tratamento, limpeza, manutenção do campo e atendimento ao público. No abrigo, localizado na Estrada Chapéu do Sol, nº 2.400, há uma área de pastagem de 20 hectares, além de cocho de alimentação e bebedouro para os equinos.

 

Adoção - Os cavalos recolhidos, após apresentarem recuperação, ficam soltos no campo, interagindo com os outros animais para resgatar o contato com a natureza. Se não forem resgatados pelos seus donos, entram no programa de adoção. O abrigo é aberto à visitação. Informações sobre adoção: adote@eptc.prefpoa.com.br

 

 

  

 

Claudio Furtado

Andrea Brasil