Abordagens para pesquisa sobre o transporte coletivo ocorrem no mês de novembro

29/10/2021 12:42
Giulian Serafim / PMPA
Mobilidade urbana
Passageiros são abordados e convidados a responder questionário on-line ou por telefone

Durante o mês de novembro, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Smmu) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em conjunto com a WRI Brasil, prosseguirão com as abordagens nos terminais de ônibus para pesquisa que vai avaliar a satisfação dos usuários do transporte coletivo. Os passageiros são abordados e convidados a responder questionário on-line ou por telefone.

A EPTC destaca a importância da adesão das pessoas selecionadas, pois suas percepções servirão para qualificar o serviço utilizado por elas. “As linhas e respectivos passageiros que são abordados foram criteriosamente selecionados para termos uma visão real dos pontos fracos do sistema. Por isso é tão importante que essas pessoas atendam à solicitação de retorno após a abordagem inicial”, explica a gerente Desenvolvimento e Inovação da EPTC, Julia Freitas.

A pesquisa prevê a coleta de mais de 600 respostas dos usuários distribuídas entre 68 linhas do sistema. As pessoas selecionadas, por meio de critérios estabelecidos anteriormente, são convidadas a responder a pesquisa e caso aceitem recebem um código de acesso individual.

Metodologia - A pesquisa tem como objetivo avaliar a satisfação e a percepção dos clientes do transporte coletivo por ônibus, utilizando questionário e metodologia padronizados. Neste ano, Porto Alegre está participando de um projeto piloto que está testando uma metodologia não presencial, com o questionário aplicado de forma on-line ou por telefone, mas o convite para clientes participarem da pesquisa será feito por pesquisadores da EPTC nas linhas de ônibus, com a distribuição de cartões-convite e a coleta de algumas informações importantes.

Programa QualiÔnibus - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da EPTC, participa desde 2019 do Grupo de Benchmarking QualiÔnibus. Desenvolvido pelo WRI Brasil, o programa visa a atrair e manter os clientes do sistema, melhorar a mobilidade e tornar o transporte público mais sustentável. O grupo utiliza como principais ferramentas o levantamento de indicadores de qualidade e a pesquisa de satisfação dos usuários para gerar avaliações precisas que vão orientar o planejamento de melhorias mais efetivas por parte da empresa operadora e da administração municipal. O processo facilita a replicação dessas ações em diferentes sistemas de transporte e torna mais efetiva a busca por soluções para o transporte coletivo.

 

Gabriela Duarte

Andrea Brasil

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