17º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito tem inscrições abertas

30/04/2025 18:08
Pedro Piegas / PMPA
Trânsito e Circulação
Iniciativa visa incentivar a adoção de comportamentos e hábitos seguros no trânsito

Estão abertas as inscrições para o 17º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito, uma iniciativa que valoriza ações voltadas à construção de um trânsito mais seguro, humano e consciente. O objetivo do prêmio é incentivar a participação da sociedade na promoção da mobilidade responsável. O edital com as regras do concurso foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) e as inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto, às 16h. A premiação contempla troféus, tablets, medalhas, passeios educativos e reconhecimentos simbólicos, valorizando iniciativas criativas e transformadoras.

“Ao longo dos 27 anos da EPTC, a educação sempre teve um papel de destaque em nossas ações. Continuaremos a investir nas novas gerações, porque acreditamos que essa é a chave para um trânsito mais seguro e para salvar vidas”, afirma o diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.

O concurso está organizado em cinco categorias: Alunos, Idosos, Professores, Imprensa e Transporte Coletivo. A categoria Aluno está subdividida em subcategorias: Educação Infantil, Educação Especial, 1.º ao 4.º ano, 5.º ao 9.º ano e Ensino Médio. No dia da premiação também serão avaliadas a melhor torcida presente no evento e a escola com a maior participação de trabalhos inscritos.

Todas as inscrições devem ser realizadas através de formulário eletrônico disponível na plataforma de ensino à distância (EaD) da Escola Pública de Mobilidade da EPTC, em eadeptc.com.br. Para os alunos da Educação Infantil, Especial e do 1º ao 4º anos, que deverão inscrever desenhos ou cartazes, os trabalhos devem ser entregues presencialmente, em envelope identificado com a ficha de inscrição do formulário on-line recebida por e-mail, com a identificação do nome da escola, do aluno e a categoria de participação. O local de entrega é na rua Jerônimo de Ornelas, 670, no setor de Atendimento ao Cidadão da EPTC, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

As inscrições para as outras categorias devem ser realizadas somente  pelo modo on-line, com o envio do trabalho anexado no momento do cadastro.

“A educação é o principal pilar das nossas atividades, pois é na escola que iniciamos a conscientização sobre a importância de um trânsito mais seguro. Por isso, este prêmio tem um significado tão especial para todas as gerações”, destaca o Diretor de Educação da EPTC, Cirilo Faé.

Em 2025, o tema central que orienta os trabalhos é “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. A proposta visa conscientizar a sociedade sobre a importância da redução da velocidade nas vias, estimulando uma mudança de comportamento. A mensagem oficial, utilizada em campanhas educativas e em todo o material de divulgação promovido pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), foi definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução nº 1.014/2024.  

Os participantes devem ficar atentos às orientações específicas de cada categoria, conforme o edital, com o regulamento completo, o cronograma de inscrições e as formas de envio dos trabalhos estão disponíveis no site oficial da Empresa Pública de Transporte e Circulação. Informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail: educ@eptc.prefpoa.com.br.

O prêmio é promovido pela Escola Pública de Mobilidade da EPTC. Realizado anualmente desde 2008, o concurso reconhece e premia iniciativas educativas voltadas à segurança no trânsito, envolvendo crianças, jovens, educadores, ONGs, profissionais da comunicação e o público em geral. 

Confira as categorias:

Categoria Aluno - Para estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino, inclusive em atividades de turno inverso. Os trabalhos devem ser no formato de desenho/cartaz, podcast ou vídeo, conforme a subcategoria, alinhados ao tema “Desacelere. Seu bem maior é a Vida”.

Categoria Idosos - Destinada a pessoas com 60 anos ou mais, residentes em Porto Alegre. Os trabalhos podem ser em forma de poesia, prosa ou texto sobre educação para o trânsito, com foco no comportamento do idoso nos deslocamentos e alinhados ao tema.

Categoria Professores - Voltada a educadores de instituições públicas, privadas ou ONGs, de qualquer disciplina, que tenham desenvolvido projetos sobre o tema trânsito e educação para a mobilidade, realizados em sala de aula ou em atividades de campo nos anos de 2023 e/ou 2025.

Categoria Imprensa - Para profissionais de jornais, revistas, rádio, televisão e internet que tenham produzido reportagens ou séries sobre educação para o trânsito, com foco em boas práticas e atitudes que promovam a cultura do respeito à vida, veiculadas entre julho de 2023 e agosto de 2025.

Categoria Transporte Coletivo - Destinada a empresas de transporte coletivo com sede ou atuação em Porto Alegre que tenham promovido ações educativas voltadas à mobilidade com crianças, adolescentes ou colaboradores, incentivando mudanças culturais e comportamentais.

 

Jaqueline Moura e Gustavo Roth

Gilmar Martins