Terceira edição do projeto Linda Orla Limpa começa neste sábado

19/01/2024 08:39
Pedro Piegas / PMPA
Serviços Urbanos
Estande terá jogos pedagógicos, maquetes das unidades de triagem e exemplos de materiais recicláveis

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre o descarte correto de resíduos e o respeito à sustentabilidade, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promove neste sábado, 20, a terceira edição do projeto Linda Orla Limpa. A iniciativa de educação ambiental percorre a orla da cidade, aos sábados, durante o período de verão. Neste ano, a primeira ação ocorre no Trecho 1 da Orla do Guaíba, das 9h30 às 17h.

O estande mostrará os serviços de limpeza urbana prestados pelo departamento. O espaço contará com jogos pedagógicos, maquetes que apresentam o funcionamento das Unidades de Triagem e exemplos de materiais recicláveis. Serão distribuídos panfletos e adesivos sobre a correta segregação dos resíduos, além de sacolas ecológicas para estimular o descarte correto.

Uma nova caminhonete será usada pela equipe de educação, que estará exposta ao lado do estande. O veículo, adesivado com uma arte lúdica, chama a atenção da população sobre a forma correta de descartar e separar os materiais.

“Com este projeto queremos estimular o sentimento de pertencimento do cidadão pelos espaços públicos de nossa cidade. Somente assim, a orla poderá refletir a limpeza e conservação que todos queremos e que Porto Alegre merece”, afirma o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

A peça teatral Os Mistérios do Rio, que estava programada para ocorrer durante o evento, foi adiada por motivo de saúde do grupo de teatro Ponto de Partida.

Papa Resíduo - Destaque nas atividades anteriores, um garrafão com estrutura feita em metal também estará exposto. O público poderá colocar seus resíduos recicláveis (latinhas de alumínio, sacos, sacolas, embalagens de alimentos, garrafas PET e outros) na estrutura. O equipamento costuma chamar a atenção das crianças, que são as primeiras a jogar os materiais dentro da armação.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Cronograma (em caso de chuva o evento pode ser adiado):
20/1 - Trecho 1 da Orla do Guaíba (proximidades do Gasômetro)
27/1 – Praia do Lami – rua Luís Vieira Bernardes (nas proximidades do número 112)
10/2 - Trecho 3 da Orla do Guaíba (em frente à Pista de Skate)
17/2 – Praia de Belém Novo – (avenida Beira Rio, nas proximidades do número 300)
2/3 – Praia de Ipanema – (em frente ao calçadão)
9/3 – Praia do Guaruja - (próximo à Pista de Skate)
16/3 – Parque do Pontal (em frente ao shopping Pontal).

  

Andiara Freitas

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes