Semana Lixo Zero: equipe analisa materiais encontrados em contêiner nesta quinta

27/10/2022 08:35
Cristine Rochol/PMPA
DMLU
Objetivo √© mostrar falhas na separa√ß√£o de res√≠duos, pois os equipamentos devem receber s√≥ materiais org√Ęnicos e rejeitos

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realiza¬†nesta quinta-feira, 27, √†s 10h, a¬†A√ß√£o Lixo Certo, parte da programa√ß√£o da¬†Semana Lixo Zero. Ser√£o retirados os res√≠duos de um cont√™iner¬†na Pra√ßa Brigadeiro Sampaio,¬†esquina da rua dos Andradas com General Portinho, Centro Hist√≥rico,¬†colocados em cima de uma lona e feita a an√°lise dos tipos de materiais encontrados. O objetivo √© mostrar as falhas na separa√ß√£o dos res√≠duos, pois esses equipamentos devem receber somente materiais org√Ęnicos e rejeitos.

Semana Lixo Zero¬†‚Äď O DMLU segue com atividades de educa√ß√£o ambiental da Semana Lixo Zero at√© o s√°bado, 29. A Semana foi inclu√≠da no calend√°rio de eventos de Porto Alegre¬†atrav√©s da¬†Lei 12.849,¬†de 20 de julho de 2021.

A programa√ß√£o¬†busca promover o debate e a sensibiliza√ß√£o sobre a tem√°tica dos res√≠duos s√≥lidos, envolvendo a sociedade civil organizada, a prefeitura, a iniciativa privada, as escolas das redes p√ļblica¬†municipal e privada, as universidades e a popula√ß√£o em geral. Tamb√©m pretende propor¬†solu√ß√Ķes para redu√ß√£o, reutiliza√ß√£o, reciclagem, compostagem e n√£o gera√ß√£o de res√≠duos s√≥lidos, al√©m de realizar a√ß√Ķes educativas como palestras, f√≥runs, semin√°rios e incentivar o consumo consciente.

Cronograma de atividades

26/10 ‚Äď Quarta-feira

Onde: auditório da sede do DMLU
Endereço: avenida Azenha, 631, bairro Azenha
Horário: 19h
Atividade: seminário sobre Gestão de Resíduos, Educação Ambiental e Fiscalização para síndicos de condomínios.
P√ļblico-alvo:¬†s√≠ndicos de diversos condom√≠nios da Capital¬†

27/10 ‚Äď Quinta-feira¬†

Onde: Praça Brigadeiro Sampaio
Endereço: rua dos Andradas frente à Praça Brigadeiro Sampaio, esquina com rua General Portinho, Centro Histórico
Horário: 10h
Atividade: Ação Lixo Certo

Nesta atividade, ser√£o retirados os res√≠duos de um cont√™iner, colocados em cima de uma lona e feita a an√°lise dos tipos de materiais encontrados. O objetivo √© mostrar as falhas na separa√ß√£o dos res√≠duos, visto que estes equipamentos devem receber somente materiais org√Ęnicos e rejeito.

P√ļblico-alvo:¬†imprensa e moradores da regi√£o¬†

28/10 ‚Äď Sexta-feira¬†

Onde: Bairro Restinga
Endere√ßo:¬†Esplanada da Restinga, na avenida Jo√£o Ant√īnio da Silveira, Restinga Nova.
Horário: 10h às 14h
Atividade: Blitz da Educação Ambiental

A atividade, promovida pela Equipe de Gest√£o e Educa√ß√£o Ambiental (Egea) do DMLU, consiste em fazer abordagens aos pedestres do bairro, orientando como separar e descartar corretamente os res√≠duos domiciliares e sobre a import√Ęncia da coleta seletiva de recicl√°veis. Participar√£o da blitz garis e educadores ambientais do departamento.

P√ļblico-alvo:¬†comerciantes e moradores do bairro Restinga.¬†

29/10 ‚Äď S√°bado¬†

1 - Onde: Cristal
Endereço: rua Pedro Américo Leal (entre as avenidas Diário de Notícias e Icaraí)
Horário: 10h
Atividade:

Plantio de mudas nativas em parceria com a empresa Grilo Mobilidade e Tecnologia, que fez a doação. O objetivo é auxiliar na arborização da cidade, contribuindo para uma melhor oxigenação do ambiente da Capital para a redução da emissão de CO2 na atmosfera.

P√ļblico-alvo:¬†usu√°rios do aplicativo Grilo e moradores da regi√£o¬†

2 - Onde:¬†68¬™ Feira do Livro na Pra√ßa da Alf√Ęndega, Centro Hist√≥rico
Endere√ßo :¬†Pra√ßa da Alf√Ęndega, Centro Hist√≥rico de Porto Alegre
Atividade:

O DMLU estar√° no estande da Prefeitura de Porto Alegre na 68¬™ Feira do Livro na Pra√ßa da Alf√Ęndega. Ser√£o ministradas palestras sobre gest√£o de res√≠duos e esclarecidas as d√ļvidas dos contribuintes sobre separa√ß√£o e descarte correto de materiais.

P√ļblico-alvo:¬†visitantes da Feira do Livro de Porto Alegre

A gente vive. A gente cuida¬†√© um movimento que convida a popula√ß√£o a manter a cidade limpa e cuidar dos espa√ßos p√ļblicos. Avan√ßos importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda h√° muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunica√ß√£o Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem dura√ß√£o de 30 meses. Assista ao¬†v√≠deo¬†da campanha.

Adriana Machado