Semana Cidade Limpa: Unidade de Triagem ganha placa de identificação

18/05/2021 14:28
Giulian Serafim / PMPA
Limpeza Urbana
Ação pretende qualificar e fortalecer a relação das UTs com as comunidades onde estão inseridas

A Unidade de Triagem Vila Pinto (avenida Joaquim Porto Vilanova, 143) no bairro Bom Jesus ganhou placa de identificação na manhã desta terça-feira, 18. A ação faz parte das atividades da 16ª Semana Cidade Limpa que acontece até sábado, 22, e pretende qualificar e fortalecer a relação das Unidades com as comunidades onde estão inseridas.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) pretende instalar placas identificativas em todas Unidades de Triagem (UTs) contratadas até o mês de julho. Na ocasião da instalação da placa também houve uma visita técnica para apresentar as instalações e método de trabalho da UT e do Centro Cultural Marli Medeiros.

“A instalação desta placa nos ajuda a identificar a UT para a comunidade e é uma forma de reconhecimento pelo trabalho executado”, comemora Paula Medeiros, presidente da UT Vila Pinto. “A placa tem uma simbologia que marca a parceria entre a prefeitura e os catadores”, destaca Alex Cardoso, coordenador do Fórum dos Catadores. “Este local é um exemplo de reciclagem e educação ambiental que a cidade deveria conhecer e visitar. Devemos reproduzir para a sociedade a experiência desenvolvida aqui”, destaca Paulo Marques, diretor-geral do DMLU.

Giulian Serafim / PMPA
Limpeza Urbana
DMLU aproveitou a ocasião para realizar visita técnica às instalações da UT Vila Pinto

Unidades de Triagem - Atualmente, a cidade possui 16 UTs, abrigando cerca de 600 trabalhadores que dependem do serviço de coleta seletiva como fonte de renda. Há mais de um ano, houve uma mudança na relação jurídica entre o DMLU e as entidades gestoras das UTs, devido ao Marco Regulatório Lei Federal 13019/2014 . A grande maioria dos contratos foi firmada no final de 2019 e as ordens de início foram emitidas em fevereiro de 2020. Assim, a modalidade com as entidades gestoras das UTs passou a ser a respectiva contratação.

Com a alteração, o valor repassado era destinado para a manutenção da operação da própria UT (gastos com energia elétrica, insumos de operação, manutenção de equipamentos e predial, etc). A partir dos novos contratos firmados, além do valor para manutenção das unidades, as entidades ainda podem ser remuneradas com um valor extra, de acordo com a eficiência da produção. Também têm um maior benefício quanto maior o aproveitamento dos resíduos e menos rejeito.

Vantagens da separação dos resíduos - O descarte correto de resíduos recicláveis é muito importante para a geração de renda aos trabalhadores das UTs e traz vantagens para a preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 252 toneladas ao dia com potencial reciclável são descartadas, indevidamente, junto com os orgânicos e rejeito e, com isso, acabam sendo enviadas para o aterro sanitário de Minas do Leão (RS). O custo total para enviar esses resíduos com potencial de reciclagem para o aterro é de, aproximadamente, R$ 736 mil por mês, o que equivale a R$ 8,8 milhões por ano, valor que poderia ser investido em outras melhorias para a cidade se a maioria da população separasse os recicláveis e os encaminhassem à coleta seletiva do DMLU.

Cidade Limpa - A Semana, instituída pela Lei Municipal nº 9.922/2006 para o período anual de 16 a 22 de maio, tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a sua responsabilidade em manter a limpeza das ruas, praças, parques e arroios, mas também das calçadas que não são públicas. A comunidade em geral é estimulada a participar das ações que buscam incentivar a educação socioambiental.

As atividades da 16ª Semana Cidade Limpa seguem na Capital até o sábado, 22, com diversas atividades como Bota-Fora edição extraordinária, Plantio Urbano Sustentável em área de descarte irregular de resíduos, plantio em Horta Comunitária e entrega das novas instalações da Unidade de Serviço Ipanema.

Programação 

19 de maio – Quarta-feira

8h - Edição extraordinária do Bota-Fora, ação que coleta resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Local: Parque das Orquídeas, bairro Mário Quintana, Zona Norte.

20 de maio – Quinta-feira

9h - Plantio Urbano Sustentável e revitalização da área alvo de descarte irregular. Local: Rua Dona Cristina esquina rua Cruzeiro do Sul, bairro Cristal, Zona Sul.

21 de maio – Sexta-feira

9h – Plantio de mudas frutíferas na Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro. Local: Estrada João de Oliveira Remião, parada 12A, bairro Lomba do Pinheiro.

22 de maio – Sábado

9h – Reinauguração da Unidade de Serviço Ipanema e sanitários públicos. Local: avenida Guaíba, 2027, bairro Ipanema, Zona Sul.

Adriana Machado

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes