Semana Cidade Limpa realiza mutirão de plantios no bairro Rubem Berta

17/05/2023 14:41
Adriana Machado / DMLU / PMPA
Serviços Urbanos
Os plantios visam recuperar e ocupar áreas degradadas com focos de lixo

Na manhã desta quarta-feira, 17, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promoveu um mutirão de plantios no bairro Rubem Berta. A atividade faz parte da 18ª Semana Cidade Limpa, que busca estimular os cuidados com a cidade e se estende até o sábado, 20. O tema da campanha deste ano é “Cidade limpa é aquela que ninguém suja”.

Foram realizados plantios em espaços que estavam tomados por descartes irregulares de resíduos, os chamados focos de lixo. A ação ocorreu em endereços da avenida Adelino Ferreira Jardim, números 365 e 586, e da rua Professor Augusto Osvaldo Thiesen, números 30 e 505.

Na revitalização dos espaços, foram utilizadas floreiras criadas a partir de materiais reaproveitados, como pallets, além de um composto orgânico produzido na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do DMLU. As solicitações partiram de pedidos da Subprefeitura e da conselheira da região Eixo-Baltazar. “É muito bom o plantio, mas esta iniciativa precisa da colaboração da comunidade para os cuidados com a conservação do local”, destaca a conselheira da região Eixo-Baltazar, Ana Maria Macedo.

Para a moradora há 34 anos do bairro Marli D’Ávila, o plantio feito na praça localizada na rua Professor Augusto Osvaldo Thiesen foi algo muito aguardado. “Quase não acredito, sempre quisemos fazer um jardim no local. Agora vamos ajudar a cuidar do espaço”, conclui.

Educação ambiental - As ações da campanha Cidade limpa buscam combater os focos de lixo e estimular conceitos de separação correta de resíduos, sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

O secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, destaca que muitas pessoas vivem da comercialização dos resíduos sólidos. "O resultado efetivo da coleta na Capital começa em casa, quando os resíduos são separados corretamente e descartados no dia e local corretos. A conscientização dos moradores é parte fundamental de toda esta cadeia, e é com a participação de todos que conseguimos manter nossa cidade mais limpa", afirma.

“Nesta semana, estamos fazendo um mutirão de plantios e ajardinamento, visando a redução dos focos de lixo por meio de um pacto com a população para a correta separação dos resíduos e cuidados com a cidade”, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

Cidade Limpa - A semana, instituída pela Lei Municipal nº 9.922/2006 para o período anual de 16 a 22 de maio, tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a sua responsabilidade em manter a limpeza das ruas, praças, parques e arroios, mas também das calçadas que não são públicas. A comunidade é estimulada a participar das ações que buscam incentivar a educação socioambiental.

Programação da Semana Cidade Limpa

Quinta-feira, 18
9h – Plantio Urbano Sustentável
Local: avenida Moab Caldas, 1213, bairro Santa Tereza e mais cinco pontos da região Sul.

Sexta-feira, 19
9h – Plantio Urbano Sustentável
Local: Rua Paulino Azurenha, 341, bairro Partenon, e mais cinco pontos da região Leste.

Sábado, 20
Das 11h às 16h – Estande de sensibilização sobre a correta separação dos resíduos
Local: Centro Social Marista, na Estrada Antônio Severino 1493, bairro Mário Quintana. 

 

 

Adriana Machado

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes