Semana Cidade Limpa realiza mutir√£o de plantios no bairro Rubem Berta

17/05/2023 14:41
Adriana Machado / DMLU / PMPA
Serviços Urbanos
Os plantios visam recuperar e ocupar √°reas degradadas com focos de lixo

Na manh√£ desta quarta-feira, 17, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promoveu um mutir√£o de plantios no bairro Rubem Berta. A atividade faz parte da 18¬™ Semana Cidade Limpa, que busca estimular os cuidados com a cidade e se estende at√© o s√°bado, 20. O tema da campanha deste ano √© ‚ÄúCidade limpa √© aquela que ningu√©m suja‚ÄĚ.

Foram realizados plantios em espa√ßos que estavam tomados por descartes irregulares de res√≠duos, os chamados focos de lixo. A a√ß√£o ocorreu em¬†endere√ßos da avenida Adelino Ferreira Jardim, n√ļmeros 365 e 586, e da rua Professor Augusto Osvaldo Thiesen, n√ļmeros 30 e 505.

Na revitaliza√ß√£o dos espa√ßos, foram utilizadas floreiras criadas a partir de materiais reaproveitados, como pallets, al√©m de um composto org√Ęnico produzido na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do DMLU. As solicita√ß√Ķes partiram de pedidos da Subprefeitura e da conselheira da regi√£o Eixo-Baltazar. ‚Äú√Č muito bom o plantio, mas esta iniciativa precisa da colabora√ß√£o da comunidade para os cuidados com a conserva√ß√£o do local‚ÄĚ, destaca a conselheira da regi√£o Eixo-Baltazar, Ana Maria Macedo.

Para a moradora h√° 34 anos do bairro¬†Marli D‚Äô√Āvila, o plantio feito na pra√ßa localizada na rua Professor Augusto Osvaldo Thiesen foi algo muito aguardado. ‚ÄúQuase n√£o acredito, sempre quisemos fazer um jardim no local. Agora vamos ajudar a cuidar do espa√ßo‚ÄĚ, conclui.

Educa√ß√£o ambiental¬†- As a√ß√Ķes da campanha Cidade limpa buscam combater os focos de lixo e estimular conceitos de separa√ß√£o correta de res√≠duos, sustentabilidade e preserva√ß√£o do meio ambiente.

O secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, destaca que muitas pessoas vivem da comercialização dos resíduos sólidos. "O resultado efetivo da coleta na Capital começa em casa, quando os resíduos são separados corretamente e descartados no dia e local corretos. A conscientização dos moradores é parte fundamental de toda esta cadeia, e é com a participação de todos que conseguimos manter nossa cidade mais limpa", afirma.

‚ÄúNesta semana, estamos fazendo um mutir√£o de plantios e ajardinamento, visando a redu√ß√£o dos focos de lixo por meio de um pacto com a popula√ß√£o para a correta separa√ß√£o dos res√≠duos e cuidados com a cidade‚ÄĚ, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

Cidade Limpa¬†- A¬†semana, institu√≠da pela Lei Municipal n¬ļ 9.922/2006 para o per√≠odo anual de 16 a 22 de maio, tem o objetivo de sensibilizar a popula√ß√£o sobre a sua responsabilidade em manter a limpeza das ruas, pra√ßas, parques e arroios, mas tamb√©m¬†das cal√ßadas que n√£o s√£o p√ļblicas. A comunidade¬†√© estimulada a participar das a√ß√Ķes que buscam incentivar a educa√ß√£o socioambiental.

Programação da Semana Cidade Limpa

Quinta-feira, 18
9h¬†‚Äď Plantio Urbano Sustent√°vel
Local: avenida Moab Caldas, 1213, bairro Santa Tereza e mais cinco pontos da região Sul.

Sexta-feira, 19
9h¬†‚Äď Plantio Urbano Sustent√°vel
Local: Rua Paulino Azurenha, 341, bairro Partenon, e mais cinco pontos da região Leste.

S√°bado, 20
Das 11h √†s 16h ‚ÄstEstande de sensibiliza√ß√£o sobre a correta separa√ß√£o dos res√≠duos
Local:¬†Centro Social Marista, na Estrada Ant√īnio Severino 1493, bairro M√°rio Quintana.¬†

Adriana Machado