Semana Cidade Limpa realiza mutirão de plantios na região Cruzeiro

18/05/2023 11:19
Rodger Timm / PMPA
Serviços Urbanos
Os plantios buscam recuperar e ocupar áreas degradadas com focos de lixo

Na manhã desta quinta-feira, 18, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promoveu um mutirão de plantios na vila Cruzeiro do Sul, bairro Santa Tereza. A atividade faz parte da 18ª Semana Cidade Limpa, que busca estimular os cuidados com a cidade e se estende até sábado, 20. O tema da campanha deste ano é Cidade limpa é aquela que ninguém suja.

Foram realizados plantios em espaços que estavam tomados por descartes irregulares de resíduos, os chamados focos de lixo. A ação ocorreu em endereços como avenida Moab Caldas em frente ao Posto de Saúde Cruzeiro. No turno da tarde também serão feitos plantios em três numerações da avenida Cruzeiro.

Na revitalização dos espaços, foram utilizadas floreiras criadas a partir de materiais reaproveitados, como pallets, além de um composto orgânico produzido na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do DMLU.  “É muito importante substituir focos de lixo por um plantio. Muitos focos já foram eliminados assim aqui na região Cruzeiro. Esta ação estimula novos hábitos e a cultura do descarte correto”, destaca o coordenador do Fórum de delegados do Orçamento Participativo (OP) da região Cruzeiro, Michael Santos.

Educação ambiental - As ações da campanha Cidade limpa buscam combater os focos de lixo e estimular conceitos de separação correta de resíduos, sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

O secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, destaca que muitas pessoas vivem da comercialização dos resíduos sólidos. "O resultado efetivo da coleta na Capital começa em casa, quando os resíduos são separados corretamente e descartados no dia e local corretos. A conscientização dos moradores é parte fundamental de toda esta cadeia, e é com a participação de todos que conseguimos manter nossa cidade mais limpa", afirma.

“Nesta semana, estamos fazendo um mutirão de plantios e ajardinamento, visando a redução dos focos de lixo por meio de um pacto com a população para a correta separação dos resíduos e cuidados com a cidade”, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

Cidade Limpa - A semana, instituída pela Lei Municipal nº 9.922/2006 para o período anual de 16 a 22 de maio, tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a sua responsabilidade em manter a limpeza das ruas, praças, parques e arroios, mas também das calçadas que não são públicas. A comunidade é estimulada a participar das ações que buscam incentivar a educação socioambiental.

Programação da Semana Cidade Limpa

Sexta-feira, 19
9h – Plantio Urbano Sustentável
Local: rua Paulino Azurenha, 341, bairro Partenon, e mais cinco pontos da região Leste.

Sábado, 20
Das 11h às 16h – Estande de sensibilização sobre a correta separação dos resíduos
Local: Centro Social Marista, na Estrada Antônio Severino 1493, bairro Mário Quintana. 

 

 

Adriana Machado

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes