Restinga recebe ação de limpeza e plantio de mudas

28/08/2022 14:26
Léo Contursi/ DMLU / PMPA
Serviço Urbanos
Neste domingo foram plantadas mudas no lugar onde antes usado como descarte irregular de resíduos

As equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizaram, neste final de semana, uma ação de limpeza e conscientização no bairro Restinga, na Zona Sul. No sábado, 27, Dia Mundial da Limpeza Urbana, foram retirados resíduos no entorno da Escola Municipal Carlos Pessoa de Brum. No domingo, 28, com a parceria dos moradores e estudantes, foi a vez do plantio de mudas em floreiras.

A aposentada Inevonir Noronha doou espadas de São Jorge e também plantou algumas mudas. Moradora há 35 anos da Restinga Velha, ela relata, com tristeza, o descarte de lixo no local. “Os moradores não respeitam, colocam na calçada da nossa escola. Espero que agora, com as floreiras, elas respeitem”, diz.

|O diretor da escola, Felipe Dornelles, ajudou os garis a plantarem as mudas, elogiou a ação do DMLU e já solicitou a parceria com a Equipe de Educação Ambiental para oficinas com os alunos. “Este é um problema cultural. A prefeitura limpa e uma hora depois sujam outra vez. Só envolvendo as crianças vamos mudar o quadro. Elas contagiam os adultos”, ressalta o professor. Dois alunos também ajudaram com o plantio.

Trabalho permanente - O DMLU faz a limpeza rotineira dos focos de lixo existentes na área e, mensalmente, são retiradas cerca de 16 toneladas de resíduos somente nas quatro vias do entorno da escola: rua Abolição, avenida Luiz Francisco Zanella, rua Manoel Faria da Rosa Primo e avenida Vereador Milton Pozzolo de Oliveira. 

Uma equipe de 12 garis e quatro fiscais do DMLU, com o auxílio de quatro caminhões, um caminhão coletor e uma retroescavadeira, fez a limpeza e revitalização do local.

O Plantio Urbano Sustentável foi feito com oito floreiras e plantas ornamentais e árvores frutíferas. Foram utilizados seis metros cúbicos de composto orgânico produzido na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do DMLU.  A escola vai ajudar a cuidar do novo espaço.

“Esta é mais uma tentativa de sensibilizar a população para o descarte correto de resíduos. Estamos trabalhando a limpeza em lugares críticos da cidade e intensificaremos a fiscalização dos descartes irregulares. Essa parceria com os moradores da Restinga é fundamental”, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

 

Léo Contursi

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes