Prefeitura reforça ações de limpeza em bairros onde há risco de dengue na Capital

22/03/2022 16:11
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Equipes do DMLU já recolheram cerca de 141 toneladas de resíduos até o momento

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) iniciou uma operação especial de limpeza, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para combate ao mosquito da dengue. A ação de remoção de focos de lixo teve início no dia 14 de março e, até o momento, foram recolhidas cerca de 141 toneladas de materiais. 

O acúmulo irregular de resíduos em terrenos baldios ou residências contribui para que os recipientes acumulem água e se tornem potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Os agentes da SMS identificaram nove regiões na cidade que são pontos críticos. As áreas com focos crônicos estão localizadas nos bairros Bom Jesus, Morro Santana, Jardim Carvalho, Partenon, Vila Nova, Urubatã, Boa Vista, Bela Vista e Ipanema. 

Após notificação para que os moradores desses locais realizem as limpezas dos pátios, as equipes do DMLU fazem um mutirão para recolher os resíduos disponibilizados para coleta na via pública. O serviço se estende ao longo deste mês, e pode ser prorrogado caso seja necessário dar continuidade ao serviço. 

Os serviços de capina e varrição também foram intensificados nas regiões mapeadas. Além disso, a prefeitura está  fazendo vistoria e limpeza em terrenos públicos.

“Estamos realizando uma grande força-tarefa, com o apoio de muitos parceiros. Ao verificarem algum local com descarte irregular de resíduos, os nossos agentes de combate a endemias notificam o  DMLU para que seja realizada a limpeza”, destaca o secretário municipal de saúde, Mauro Sparta.

O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, esclarece que o DMLU oferece várias para opções para facilitar o descarte de resíduos. “Essa operação integrada direciona as equipes no combate à dengue, mas é fundamental que a população colabore dispondo os materiais de forma adequada nos dias e horários das coletas regulares, ou usando os serviços disponíveis na cidade, como as Unidades de Destino Certo, as Coletas Pagas ou o Bota-Fora”, ressalta. 

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Jacquelline Jorge (estagiária) | Supervisão: Andiara de Freitas da Silva

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes