Prefeitura orienta sobre descarte de resíduos na pandemia

03/03/2021 08:45
Cristine Rochol / PMPA
DMLU
Medidas recomendadas são para proteção dos garis

Resíduos domésticos de residências onde pacientes com suspeita ou confirmação de infecção pelo coronavírus estão em isolamento devem ser descartados em duplos sacos de lixo, resistentes e fechados com nó. Isso evita a contaminação dos garis que coletam e manuseiam o material.

O alerta é feito pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), com base em normas da Diretoria Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e em determinações dos órgãos sanitários federais. A regra é válida para todos os resíduos domiciliares originados nesses locais (papéis, guardanapos, papel higiênico, embalagens plásticas, de papelão ou outras, e sobras alimentares do pré ou pós-preparo).

Os sacos para descarte devem ser duplos e fechados com lacre ou nó quando  tiverem até dois terços de sua capacidade preenchida. Depois, devem ser depositados para a coleta domiciliar de orgânicos e rejeitos ou nos contêineres de recolhimento, respeitando os dias e horários do serviço regular da prefeitura. 

“Pedimos esses cuidados à população para protegermos os garis, principalmente nesta fase em que os casos de Covid-19 se multiplicam exponencialmente”, diz o diretor-geral do DMLU, René Machado de Souza.

Serviços urbanos - As medidas reforçam as ações que já eram realizadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), à qual é vinculado o DMLU. Com a adoção de cuidados e proteção, a Secretaria mantém todos os tipos de coleta, entre eles a seletiva (para recicláveis), a automatizada e a porta a porta, para orgânicos e rejeitos.

A Vigilância em Saúde destaca que os resíduos de onde há pacientes em isolamento por Covid-19 não devem ser separados ou triados para coleta seletiva nem doados a catadores, em hipótese alguma. Se o paciente morar em condomínio, a recomendação é avisar o síndico, que deverá orientar o funcionário responsável pelo recolhimento de resíduos para que manuseie o material o mínimo possível. 

 

  

 

Adriana Machado

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes