Plantio sustent√°vel transforma foco de lixo em jardim na Cohab Cavalhada

23/10/2023 13:45
DMLU/Divulgação PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Iniciativa faz parte da programação da Semana Lixo Zero

A comunidade da Cohab Cavalhada, na rua Ênio Aveline da Rocha esquina com rua Paulo Maciel, recebeu o Plantio Urbano Sustentável na manhã desta segunda-feira, 23. A atividade marcou o segundo dia da Semana Lixo Zero do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) que se estende até o sábado, 28.

No local foi feita a limpeza do res√≠duo descartado irregularmente e implantadas quatro¬†floreiras com composto org√Ęnico e folhagens e uma placa proibitiva de coloca√ß√£o de lixo. ‚ÄúA gente fica muito feliz em ver voc√™s cuidando da nossa comunidade,¬†mas a popula√ß√£o tamb√©m precisa cuidar e¬†parar de jogar lixo. √Č uma melhoria para n√≥s mesmos‚ÄĚ, diz¬†Juraci de Oliveira, moradora do bairro h√° 40 anos.

Os plantios ocorrem¬†em √°reas degradadas por descartes irregulares de res√≠duos. Na revitaliza√ß√£o dos espa√ßos, s√£o utilizadas floreiras feitas a partir de materiais reaproveitados, como paletes, al√©m de um composto org√Ęnico que √© produzido na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do DMLU. A colabora√ß√£o de moradores e comerciantes locais √© essencial, com a doa√ß√£o de mudas e participa√ß√£o da constru√ß√£o e conserva√ß√£o da √°rea.

Para o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, a Semana Lixo Zero √© uma oportunidade de promover a√ß√Ķes sustent√°veis na cidade, buscando a sensibiliza√ß√£o sobre o tema dos res√≠duos s√≥lidos. ‚ÄúVamos disseminar conhecimentos sobre o ciclo de vida do lixo, o que descartar nos cont√™ineres, reutiliza√ß√£o de paletes para a produ√ß√£o das floreiras dos plantios sustent√°veis e o descarte correto de eletr√īnicos‚ÄĚ, diz.

Semana Lixo Zero¬†- A¬†Semana Lixo Zero¬†promove¬†o debate e a sensibiliza√ß√£o sobre os res√≠duos s√≥lidos. A iniciativa¬†foi inclu√≠da no calend√°rio de eventos de Porto Alegre por meio da¬†¬†Lei 12.849,¬†de 20 de julho de 2021.¬†A programa√ß√£o¬†busca envolver a sociedade civil organizada, prefeitura, iniciativa privada, escolas, universidades e popula√ß√£o. Tamb√©m pretende propor¬†solu√ß√Ķes para redu√ß√£o, reutiliza√ß√£o, reciclagem, compostagem e n√£o gera√ß√£o de res√≠duos s√≥lidos, al√©m de a√ß√Ķes educativas como palestras, f√≥runs, semin√°rios e incentivar o consumo consciente. Um dos principais objetivos da¬†Semana Lixo Zero na Capital √© a ado√ß√£o e implementa√ß√£o da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustent√°vel (ODS) da Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas (ONU).

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Terça-feira, 24 
Onde: Centro Histórico
Endere√ßo:¬†na Esquina Democr√°tica (rua dos Andradas com avenida Borges de Medeiros) em dire√ß√£o √† Usina do Gas√īmetro
Horário: 9h30
Atividade: Blitz da Educação Ambiental para a correta utilização dos contêineres
A atividade, promovida pela Diretoria de Gest√£o e Educa√ß√£o Ambiental (DGEA) do DMLU, consiste em fazer abordagens aos pedestres do bairro, orientando como separar e descartar corretamente os res√≠duos domiciliares nos cont√™ineres e sobre a import√Ęncia da coleta seletiva de recicl√°veis. Participar√£o da blitz garis e educadores ambientais do departamento.
P√ļblico-alvo:¬†moradores e comerciantes do Centro Hist√≥rico

Onde: Escola Estadual de Ensino Fundamental Ana Neri
Endereço: rua Joaquim Silveira, 738, bairro São Sebastião
Horário: 19h
Atividade: Palestra sobre Gestão de Resíduos, sustentabilidade e meio ambiente
Os participantes receber√£o no√ß√Ķes sobre a classifica√ß√£o dos res√≠duos em org√Ęnicos, rejeitos e res√≠duos recicl√°veis e a necessidade da separa√ß√£o dos materiais. Tamb√©m aprender√£o sobre os impactos que os res√≠duos mal acondicionados ou incorretamente destinados provocam no meio ambiente.
P√ļblico-alvo: moradores dos bairros S√£o Sebasti√£o e Lind√≥ia

Quarta-feira, 25
Onde: Praça Brigadeiro Sampaio
Endereço: rua dos Andradas frente à Praça Brigadeiro Sampaio, esquina com rua General Portinho, Centro Histórico
Horário: 9h
Atividade: Ação Lixo Certo
Nesta atividade, ser√£o retirados os res√≠duos de um cont√™iner, colocados em cima de uma lona e feita a an√°lise dos tipos de materiais encontrados. O objetivo √© mostrar as falhas na separa√ß√£o dos res√≠duos, visto que estes equipamentos devem receber somente materiais org√Ęnicos e rejeito. Tamb√©m ser√° feito um comparativo em rela√ß√£o ao que foi constatado em 2022 na mesma a√ß√£o.
P√ļblico-alvo:¬†imprensa e moradores da regi√£o¬†

Onde: Escola Estadual de Ensino Fundamental Ana Neri
Endereço: rua Joaquim Silveira, 738, bairro São Sebastião
Horário: 13h30
Atividade: palestra sobre gestão de resíduos, sustentabilidade e meio ambiente
P√ļblico-alvo: professores, alunos e funcion√°rios

Quinta-feira, 26 
Onde: bairro Azenha
Endereço: avenida Azenha esquina com rua Freitas e Castro em direção à avenida Carlos Barbosa
Horário: 9h30
Atividade: blitz da Educação Ambiental para a correta utilização dos contêineres
A atividade, promovida pela DGEA do DMLU, consiste em fazer abordagens aos pedestres do bairro, orientando como separar e descartar corretamente os res√≠duos domiciliares nos cont√™ineres e sobre a import√Ęncia da coleta seletiva de recicl√°veis. Participar√£o da blitz garis e educadores ambientais do departamento.
P√ļblico-alvo:¬†comerciantes e moradores do bairro Azenha

Sexta-feira, 27
Onde:¬†bairro Rubem Berta, entrada do N√ļcleo 35
Endereço: rua Wolfram Metzler, 237, bairro Rubem Berta
Horário: 9h30
Atividade: Plantio Urbano Sustentável
Os plantios ocorrem¬†em regi√Ķes da cidade onde antes existiam descartes irregulares de res√≠duos. Na revitaliza√ß√£o dos espa√ßos, s√£o utilizadas floreiras feitas a partir de materiais reaproveitados, como paletes, al√©m de um composto org√Ęnico que √© produzido na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do DMLU.
A colaboração de moradores e comerciantes locais é essencial, tanto com a doação de mudas como na participação da construção e conservação da área, contribuindo para a preservação do meio ambiente. 
P√ļblico-alvo: moradores do N√ļcleo 35 do bairro Rubem Berta

S√°bado, 28
Onde: Parque Moinhos de Vento (Parcão)
Endere√ßo:¬†rua Comendador Caminha, s/n¬ļ, bairro Moinhos de Vento.
Horário: 9h30
Atividade:¬†drive-thru de coleta de res√≠duos eletr√īnicos
A a√ß√£o ser√° feita em parceria com a Associa√ß√£o Brasileira de Reciclagem de Eletroeletr√īnicos e Eletrodom√©sticos (Abree) e busca¬†promover a destina√ß√£o correta dos equipamentos eletr√īnicos e eletrodom√©sticos p√≥s-consumo e incentivar a log√≠stica reversa. A orienta√ß√£o para as pessoas que desejam descartar os res√≠duos √©¬†que verifiquem quais equipamentos n√£o est√£o mais funcionando ou est√£o obsoletos em casa, recolher todos eles e levar at√© ao local.
P√ļblico-alvo: moradores e comerciantes do bairro Moinhos de Vento e bairros pr√≥ximos.

Adriana Machado

Lissandra Mendonça