Óleo de fritura pode ser entregue em 77 pontos na Capital

04/02/2021 11:14
Antônio Maciel / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
O óleo deve ser embalado em uma garrafa pet ou vidro e entregue em um dos 77 pontos

O correto descarte do óleo de fritura usado nas cozinhas é o tema do terceiro episódio da série “Faça por Você. Faça pela Cidade” no portal institucional do Município. Os vídeos, de curta duração, apresentam profissionais ensinando práticas simples para auxiliar nos cuidados com a cidade. Neste episódio a supervisora operacional do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Alessandra Nogueira Pires, ensina como descartar de forma ambientalmente correta este resíduo. 

O óleo de fritura usado nas cozinhas pode ser descartado em um dos pontos distribuídos na cidade para o recebimento deste resíduo. Por meio de um convênio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) com a empresa Ecológica, Porto Alegre conta hoje com 77 Postos de Entrega de Óleo de Fritura (PEOF). A lista pode ser acessada no site do DMLU.

O material, por ser menos denso que a água, forma uma película sobre ela, o que provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem quando colocados em pias ou vasos sanitários, que são redes coletoras de esgoto. Nos arroios e rios, a película formada pelo óleo de cozinha dificulta a troca de gases entre a água e a atmosfera, causando a morte de peixes e outros seres vivos que necessitam de oxigênio. Apenas um litro de óleo é capaz de contaminar um milhão de litros d’água.

Como entregar o óleo de fritura no PEOF - Reserve o óleo de cozinha usado em sua casa, colocando em recipientes como garrafas de plástico ou vidro, e leve até um dos PEOF. O óleo recolhido nestes pontos é transformado em biodiesel, dando um destino ambientalmente correto ao resíduo e preservando o meio ambiente.

Faça por você. Faça pela cidade – Os vídeos foram uma iniciativa do prefeito Sebastião Melo que tem dito que o governo deve ser cada vez mais digital e a população precisa trabalhar ao lado da prefeitura nos cuidados com a cidade. As gravações deste episódio foram realizadas na sede do DMLU pela equipe de imagens da prefeitura.

Confira o vídeo aqui.

Adriana Nascimento Machado

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes