Nova edição do Ecoponto Móvel será na Vila Nova
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) faz mais uma edição do projeto do Ecoponto Móvel neste sábado, 23, das 9h às 15h, no Centro de Eventos Ervino Besson, localizado na avenida João Salomoni, 1340, bairro Vila Nova. O serviço receberá gratuitamente resíduos arbóreos, caliça, móveis, sucatas, recicláveis, eletrodomésticos e pneus em volume de um metro cúbico por pessoa em contêiner específico. A estrutura é montada e desmontada no mesmo dia e recebe diversos tipos de materiais que não são recolhidos pelas coletas regulares – domiciliar e seletiva.
O projeto tem o objetivo de atender inicialmente regiões da cidade carentes do serviço prestado pelas nove Unidades de Destino Certo (UDCs), também conhecidas como Ecopontos. No Ecoponto Móvel, são disponibilizados quatro contêineres que receberão os resíduos normalmente aceitos nas UDCs. Os materiais recolhidos têm a destinação adequada, visando ao reaproveitamento, reciclagem e redução dos resíduos encaminhados ao aterro sanitário. “Esta é uma alternativa que estamos testando para aumentar a abrangência dos serviços prestados, visto que não temos estrutura física de Ecoponto na região”, alerta o diretor-geral do DMLU, Renê Machado de Souza. Desde a primeira edição do projeto, realizada em 12 de outubro, foram coletadas 9,11 toneladas de resíduos.
Dois servidores orientam a atividade, que conta com quatro contêineres para que, ao proceder o descarte, a população já efetue a respectiva separação ambientalmente correta do material. Ao final da ação, os contêineres são imediatamente recolhidos com o apoio de dois caminhões, permitindo que o espaço utilizado retorne ao seu uso pela comunidade.
Da mesma forma que nas unidades fixas dos Ecopontos, não são aceitos resíduos orgânicos ou perigosos, como lâmpadas fluorescentes e medicamentos vencidos. Como estes pontos se destinam apenas a pequenos geradores, não são aceitos descartes maiores do que um metro cúbico (que equivale a dez sacos de 100 litros) ou mais que quatro pneus por pessoa.
Ecoponto - As Unidades de Destino Certo, chamadas de ecopontos, estão estrategicamente distribuídas pela cidade e se destinam a atender pequenos geradores de diversos resíduos que não podem ser descartados para recolhimento das coletas regulares..
As UDCs recebem madeira, móveis velhos, colchões, terra, entulho, caliça, cerâmica, sucata de ferro, eletrodomésticos, resíduos arbóreos e diversos materiais que muitas vezes acabam sendo descartados irregularmente em locais públicos. Os Ecopontos não recebem resíduos orgânicos ou perigosos, como lâmpadas fluorescentes e medicamentos vencidos.
Para conhecer onde estão localizadas as nove unidades dos Ecopontos, clique aqui. O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).
Andrea Brasil