Linda Orla Limpa marca presença no bairro Guarujá

04/02/2023 15:26

A praia do Guarujá, Zona Sul da Capital, recebeu neste sábado, 4, mais uma etapa do projeto Linda Orla Limpa. Entre 10h e 17h, a atividade de Educação Ambiental do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) ocorreu no calçadão (avenida Guaíba, ao lado da pista de skate). A ação tem o objetivo de facilitar a sensibilização ambiental da população sobre sustentabilidade e descarte correto.

Camila Oliveira, estudante de 21 anos, aproveitou a caminhada com o cachorro Stanley para tirar dúvidas sobre como descartar alguns resíduos corretamente, se no orgânico ou no reciclável. “A tecnologia da reciclagem vem avançando, e muitos materiais, como aquela bandejinha de carne, agora vão para o lixo reciclável. É obrigação de todos nós separar de forma correta e preservar o meio ambiente”, destaca. 

A Equipe de Gestão e Educação Ambiental (Egea) do departamento montou um estande com informações gerais dos serviços do DMLU e o funcionamento das usinas de reciclagem com o auxílio de maquetes de unidade triagem.

Entre as atividades que chamaram a atenção dos participantes estão o quebra-cabeças, jogo da memória, exposição sobre o ciclo de vida dos resíduos e, o preferido das crianças, campeonato de arremesso de resíduos recicláveis no Papa Resíduo. A estrutura é um garrafão gigante feito em metal, onde a população usuária da orla pode colocar seus recicláveis. Também foram distribuídas sacolas ecológicas feitas de plástico reciclável para estimular o acondicionamento dos resíduos e posterior descarte correto.

“Com este projeto queremos estimular o sentimento de pertencimento do cidadão pelos espaços públicos de nossa cidade. Somente assim, a orla poderá refletir a limpeza e conservação que todos queremos e que Porto Alegre merece”, reflete o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

Cronograma da ação, sempre aos sábados:

11/2- Orla Trecho 3

18/2 – Orla Trecho 1

25/2 – Orla Iberê Camargo

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Léo Contursi

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes