Homenagem a garis abre a 20ª Semana Cidade Limpa

16/05/2025 13:53
Alex Rocha/PMPA
DMLU
Garis receberam mensagens de carinho em reconhecimento ao tabalho executado

A abertura da 20ª Semana Cidade Limpa ocorreu nesta sexta-feira, 16, Dia do Gari, com plantio e uma homenagem aos garis organizada pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Espírito Santo. A ação começou com a instalação de seis floreiras na rua Claudionor Morais,18, bairro Glória, pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Na atividade, executada em parceria com a escola, os alunos auxiliaram na colocação de mudas para chás, flores e plantas ornamentais, a fim de revitalizar o local e sensibilizar quanto aos cuidados na limpeza das áreas públicas.

Após o plantio, os trabalhadores que executaram o serviço foram recepcionados pela comunidade escolar. Os alunos do segundo ano prepararam um mural com desenhos e cartões a serem entregues para a equipe, enquanto os do quarto ano entregaram cartazes com mensagens de agradecimento, simbolizando o reconhecimento pela dedicação de toda a categoria.

Para a diretora da escola, Louriane Ribeiro, em uma cidade tão grande, todos precisam colaborar para a limpeza urbana. "O comportamento que a gente tem na escola, é o mesmo que devemos ter na sociedade. A escola fica muito contente em parabenizar e prestar esse carinho aos garis. Também é uma oportunidade para ensinar aos alunos sobre a importância de manter os espaços limpos."

Já a coordenadora da Unidade de Serviço Niterói, do Setor Sul do DMLU, Jane Beatriz Gomes da Silva, agradeceu pelo afeto recebido durante o evento e alertou para a necessidade de colaboração. "Na nossa regional, estamos sempre dispostos a auxiliar iniciativas como esta, mas esperamos que os moradores também nos ajudem a manter o local limpo, colocando os resíduos no local certo, porque não trabalhamos sozinhos."

A 20ª edição da Semana Cidade Limpa segue com a programação até o dia 22 de maio. Neste sábado, 17, será montado um stand de educação ambiental, com oficinas e orientações para a comunidade do Jardim Leopoldina. Na segunda-feira, 19, haverá uma blitz de sensibilização, promovida pela equipe de Educação Ambiental em parceria com o Serviço de Fiscalização, em diferentes pontos da Vila Santo André.

A proposta de terça-feira, 20, marcará o desafio adotado pelas equipes do DMLU com as comunidades para a redução dos focos de lixo na cidade. A meta é extinguir 25 pontos crônicos, dos cerca de 180 existentes, até o final deste ano. A mobilização para atingir a meta começará na Região da Cruzeiro. Será realizado um plantio urbano sustentável ao longo da avenida Moab Caldas até a avenida Divisa, no bairro Santa Tereza, para a remoção de cinco focos da localidade e revitalização dos espaços.

Na quarta-feira, 21, um grupo de prefeitos de praça fará o trajeto "Caminhos dos Resíduos", uma visita guiada aos locais percorridos pelos materiais gerados pela população. O roteiro incluirá a Unidade de Triagem da Vila Pinto e a Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro.

Na quinta-feira, 22, fechando a 20ª edição da Semana, ocorrerá uma capacitação em gestão de resíduos sólidos dirigida a novos servidores do departamento. O encontro será ministrado pela equipe de gestão da Educação Ambiental do DMLU, com foco sobre a importância da separação de resíduos e sua destinação correta.

Sustentabilidade - O diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, destaca que pequenas condutas são necessárias para transformar a cidade. “Durante toda a Semana Cidade Limpa, o DMLU promove engajamento para tornar Porto Alegre ainda mais sustentável. Por isso, junto com o plantio do dia 20, estamos lançando o desafio de exterminar os focos crônicos, visto que o DMLU gasta cerca de R$ 1,8 milhão por mês com a limpeza desses pontos, o que poderia ser evitado com o descarte correto dos resíduos e a participação efetiva da população para manter nossa cidade limpa", ressalta Hundertmarker.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).
 
Semana Cidade Limpa - O evento foi instituído pela Lei Municipal nº 9.922/2006 para o período anual de 16 a 22 de maio e tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a sua responsabilidade em manter a limpeza das ruas, praças, parques e arroios. A comunidade em geral é estimulada a participar das ações, que buscam incentivar a educação socioambiental.

Cronograma de atividades:

Sábado, 17:
Onde - Praça Povo Palestino
Horário - 14h
Atividade - Stand de Educação Ambiental com oficinas e orientações para a comunidade do Jardim Leopoldina

Segunda-feira, 19:
Onde - Diversos locais da Vila Santo André    
Horário - 14h
Atividade - Blitz de Sensibilização promovida pela equipe de Educação Ambiental, em parceria com o Serviço de Fiscalização

Terça-feira, 20: 
Onde - Ao longo da avenida Moab Caldas até a avenida Divisa, bairro Santa Tereza
Horário - A partir das 9h
Atividade - Plantio Urbano Sustentável na Região da Cruzeiro, para extinção de cinco focos crônicos de lixo

Quarta-feira, 21:
Onde - Unidades do DMLU, incluindo UT Vila Pinto e Estação de Transbordo 
Horário - 9h
Atividade - Visita guiada aos Caminhos dos Resíduos

Quinta-feira, 22:
Onde - Auditório do DMLU, localizado na avenida Azenha, 631
Horário - 14h
Atividade - Capacitação para servidores ingressantes no DMLU

 

Eduarda Echebeste (estagiária) / Supervisão: Andiara de Freitas da Silva

Andrea Brasil