Homenagem aos garis marca início da 16ª Semana Cidade Limpa

16/05/2021 17:21
Alex Rocha/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Receberam certificados do DMLU Carla Nunes (E), com 35 anos de trabalho, e Miguel Soares (C), com 40 anos de atividade

 A 16ª Semana Cidade Limpa teve início na tarde deste domingo, 16, Dia do Gari, com a entrega dos certificados para os trabalhadores com mais tempo de serviço. Receberam a homenagem os garis Miguel Tadeu Costa Soares, com 40 anos de atividade e Carla Regina dos Santos Nunes, com 35 anos de trabalhos prestados. O evento foi realizado na sede do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), na avenida Azenha. (fotos)

“Foi muito bom trabalhar aqui. Foi através de meu serviço como gari que construí minha família e tenho orgulho de dizer que formei uma enfermeira, uma psicóloga e um pastor de igreja”, relatou, emocionado, o gari Miguel Tadeu Costa Soares, trabalhador do Setor Leste do departamento. “Este foi meu primeiro e único emprego e sempre foi muito gratificante trabalhar no DMLU. Agora aguardo a aposentadoria com a sensação de dever cumprido”, destaca Carla Regina dos Santos Nunes, servidora da Diretoria de Apoio Operacional.

“A limpeza urbana é feita pelos garis, coordenados pela Diretoria de Limpeza e Coleta do departamento. O que faz a roda girar no DMLU é a figura do gari, profissional que precisa ser respeitado, valorizado e reconhecido. Àquele que nunca parou durante a pandemia, damos nossos parabéns”, finalizou o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

Também foi lançado um vídeo institucional nas redes sociais, em agradecimento ao trabalho realizado pelos garis. Várias personalidades da cidade estão parabenizando os trabalhadores por nunca terem parado durante o confinamento em função da pandemia.

Cidade Limpa - A Semana, instituída pela Lei Municipal nº 9.922/2006 para o período anual de 16 a 22 de maio, tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a sua responsabilidade em manter a limpeza das ruas, praças, parques e arroios, mas também das calçadas que não são públicas. A comunidade em geral é estimulada a participar das ações que buscam incentivar a educação socioambiental. As atividades seguem até o próximo sábado, 22 de maio.

Na segunda-feira, 17, será feita a retomada dos serviços de pintura de meio-fio na Capital. A largada será na Praça Revolução Farroupilha, em frente à Travessa Mário Cinco Paus, Centro Histórico. Uma equipe de garis iniciará o serviço de pintura de meio-fio com trincha.

Placas identificativas serão instaladas nas 16 Unidades de Triagem (UTs) contratadas pelo DMLU. Na terça-feira, 18, será instalada placa na UT Vila Pinto, na  avenida Joaquim Porto Vilanova, 143, bairro Bom Jesus. A identificação visual das UTs pretende qualificar e fortalecer a relação com as comunidades onde estão inseridas.

Uma edição extraordinária do Bota-Fora será feita na quarta-feira, 19, no Parque das Orquídeas, bairro Mário Quintana, Zona Norte. O projeto Bota-Fora tem o objetivo de auxiliar no descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos.

Já na quinta-feira, 20, será feito um Plantio Urbano Sustentável na rua Dona Cristina esquina com rua Cruzeiro do  Sul, bairro Cristal, na Zona Sul. A ação tem o objetivo de ocupar espaços que estão sendo utilizados como pontos de descarte irregular de resíduos, mais conhecidos como “focos de lixo”. Serão instaladas quatro floreiras e plantadas mudas ornamentais para coibir o descarte irregular no local.

Na sexta-feira, 21, será o dia de plantio de mudas de frutíferas na Horta Comunitária Lomba do Pinheiro. O local é uma horta modelo em espaço público, onde o terreno de instalação foi doado pela prefeitura. O DMLU é órgão parceiro da horta, pois fornece o composto orgânico e assessoria técnica ao plantio. A Horta Comunitária fica localizada na Estrada João de Oliveira Remião, parada 12A, bairro Lomba do Pinheiro.

No sábado, 22, dia de encerramento da Semana Cidade Limpa, será feita a entrega para a comunidade da Unidade de Serviço Ipanema do DMLU. A estrutura de trabalho e os sanitários públicos foram totalmente reformados pelo Hospital Vila Nova, com investimento de R$ 50 mil. A Unidade fica localizada na avenida Guaíba, 2027, bairro Ipanema.

 

Programação 

17 de maio – Segunda-feira

9h - Retomada do serviço de pintura de meio-fio. Local: Praça Revolução Farroupilha, em frente à Travessa Mário Cinco Paus, Centro Histórico.

18 de maio – Terça-feira

9h - Início da instalação de placas identificativas nas Unidades de Triagem contratadas pelo DMLU. Local: UT Vila Pinto,  avenida Joaquim Porto Vilanova, 143, bairro Bom Jesus, Zona Leste.

19 de maio – Quarta-feira

8h – Edição extraordinária do Bota-Fora, ação que coleta resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Local: Parque das Orquídeas, bairro Mário Quintana, Zona Norte.

20 de maio – Quinta-feira

9h - Plantio Urbano Sustentável e revitalização da área alvo de descarte irregular. Local: Rua Dona Cristina esquina rua Cruzeiro do Sul, bairro Cristal, Zona Sul.

21 de maio – Sexta-feira

9h – Plantio de mudas frutíferas na Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro. Local: Estrada João de Oliveira Remião, parada 12A, bairro Lomba do Pinheiro.

22 de maio – Sábado

9h – Reinauguração da Unidade de Serviço Ipanema e sanitários públicos. Local: avenida Guaíba, 2027, bairro Ipanema, Zona Sul.

 

Adriana Machado

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes