A gente vive, a gente cuida: Humaitá recebe mutirão neste sábado

15/10/2022 06:51
DMLU/Divulgação PMPA
DMLU
Serviço será feito por uma equipe de 45 garis

Neste sábado, 15, a região Humaitá recebe o mutirão A gente vive, A gente cuida, a partir das 10h. O ponto inicial será na rua Frederico Mentz esquina rua Dona Teodora, seguindo até a rua Adelino Machado de Souza. Neste trecho existem vários focos crônicos de descarte irregular de resíduos.

Durante a atividade, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), fará a limpeza dos resíduos acumulados e implantará um Plantio Urbano Sustentável no foco de lixo existente na rua Adelino Machado de Souza. O serviço será feito por uma equipe de 45 garis com o auxílio de quatro caminhões e uma retroescavadeira. Outra ação prevista é uma caminhada educativa, com esclarecimentos sobre a correta separação de resíduos. O Departamento faz a limpeza rotineira dos focos de lixo existentes no trecho, retirando uma média de 20 toneladas de resíduos por semana do local.

Neste dia os moradores também poderão saber mais sobre as sete Unidades de Destino Certo (UDCs), ou Ecopontos, mantidos pela prefeitura em toda a cidade. São nestes locais que devem ser entregues resíduos que não podem ser descartados para recolhimento das coletas regulares, domiciliar e seletiva – como madeira, móveis velhos, colchões, sucata e eletrodomésticos sem uso, por exemplo. A relação e o endereço das UDCs podem ser consultados neste link.

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

 

Adriana Machado

Gilmar Martins