Drive-thru de coleta de resíduos eletrônicos ocorre neste sábado na Tristeza

23/03/2024 08:51
Leonardo Contursi/DMLU / PMPA
Serviços Urbanos
População pode descartar seus eletrônicos e eletrodomésticos sem uso gratuitamente no local

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) fará um drive-thru de coleta de resíduos eletrônicos e eletrodomésticos neste sábado, 23, das 9h às 16h. O posto de coleta itinerante estará na Praça Comendador Souza Gomes, na avenida Wenceslau Escobar, 7, bairro Tristeza, Zona Sul da Capital. Todos os materiais eletrônicos e eletrodomésticos sem uso podem ser descartados no local gratuitamente pela comunidade.

A ação tem o apoio da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) e busca promover a destinação correta dos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo e incentivar a logística reversa na região. A orientação para as pessoas que desejam descartar os resíduos é que verifiquem quais equipamentos não estão mais funcionando ou estão obsoletos em casa, recolher todos eles, desde fones de ouvidos a geladeiras, e levar até ao local.

Postos de Entrega de Resíduos Eletrônicos - A Diretoria de Gestão e Educação Ambiental (Dgea) do DMLU estará divulgando os endereços dos sete Postos de Entrega de Resíduos Eletrônicos (Pere) espalhados pela cidade e tirando dúvidas dos contribuintes sobre descarte correto. Para saber qual o Pere mais próximo de sua casa, clique aquiPara acessar a lista de quais resíduos eletrônicos e eletrodomésticos podem ser entregues, clique aqui.

O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, destaca que este tipo de ação busca a conscientização das pessoas. “Queremos mostrar à população que cada resíduo precisa ter o destino certo. Só assim, numa parceria entre o poder público e contribuintes, é que teremos uma cidade mais sustentável, limpa e agradável de se viver”, destaca.

Com o descarte correto, é possível diminuir o risco da poluição e emissão de gases danosos que afetam os rios, mares e vias. Além disso, esse processo da logística reversa produz também impacto positivo na economia, com potencial de gerar mais de 10 mil oportunidades de emprego e movimentar mais de R$ 700 milhões no mercado, segundo o governo federal.

Descarte correto - No site da Abree, é possível encontrar os pontos de recebimento mais próximos, realizando uma busca por meio do CEP. Além disso, consta uma lista completa de quais produtos podem ser descartados, como: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros.

Drive-thru para coletar eletroeletrônicos e eletrodomésticos:
- Data: sábado, 23 de março
- Horário: 9h às 16h
- Local: Praça Comendador Souza Gomes (Tristeza)

Exemplos de equipamentos pós-consumo que podem ser descartados:
- Celulares
- Fone de ouvidos
- Geladeiras
- Baterias
- Televisores
- Secadores
- Batedeiras
- Fogões
- Micro-ondas

 

 

 

Adriana Machado

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes