DMLU recolhe oito toneladas de resíduos na orla do Guaíba

15/01/2021 10:24
Divulgação SMSURB / PMPA
SMSURB
Operação contou com serviço de 20 garis e auxílio de dois caminhões

Equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) retiraram oito toneladas de resíduos da orla do Guaíba, nas proximidades do Anfiteatro Pôr do Sol. A operação especial de limpeza teve início na segunda-feira, 11, e foi concluída nessa quinta-feira 14, mobilizando 20 garis, com auxílio de dois caminhões.

"Esta força tarefa de limpeza é mais uma das ações que será colocada em prática durante a nossa gestão, capitaneada pelo prefeito Melo, que estabeleceu como uma das metas melhorarmos a limpeza, a zeladoria e os serviços em toda a cidade", explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

O mutirão ocorreu devido ao recuo do lago Guaíba, onde os resíduos acumulados estavam expostos na Região Central da Capital. Os materiais recolhidos foram encaminhados para o aterro sanitário em Minas do Leão.

Segundo o diretor-geral do DMLU, René Machado de Souza, a grande quantidade de entulhos e dejetos nas margens são causados pelo descarte irregular: “O material trazido pela correnteza que fica visível quando o nível das águas está mais baixo nos mostra que ainda há muito descaso com o lago e que precisamos trabalhar a responsabilidade de todos com o destino ambientalmente correto dos resíduos”, alertou.

Limpeza – A limpeza da orla é feita rotineiramente pelas equipes do DMLU, que atuam no local de segunda-feira a sábado, com um efetivo de cerca de 30 operários no total, divididos entre as regiões Centro, Sul e Extremo-sul da Capital.

  

 

Adriana Machado

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes