DMLU realiza segunda etapa do Linda Orla Limpa em Belém Novo

21/01/2023 17:39
Léo Contursi/ DMLU PMPA
DMLU
Houve orientação sobre resíduos, distribuição de sacolas biodegradáveis para separar o lixo seco do orgânico

A segunda etapa do Projeto Linda Orla Limpa, do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), ocorreu neste sábado, 21, em Belém Novo, Zona Sul da Capital. Dezenas de famílias aproveitaram o dia quente e de sol nas praias do bairro, com crianças na água e pais fazendo churrasco embaixo das árvores da Praça José Comunel. Houve orientação sobre resíduos, distribuição de sacolas biodegradáveis para separar o lixo seco do orgânico e brincadeiras com as crianças.

Morador de uma casa em frente à orla desde 2016, Anderson Mendes buscou o estande do DMLU para saber o tempo que cada material, exposto em maquetes, demorava para se decompor. Ficou impressionado que um plástico pode demorar entre 200 e 400 anos para desaparecer da natureza. “Importante aprender e passar às crianças. São elas que precisam ser incentivadas para termos mais consciência e cultura de separar o lixo desde casa e não jogar no chão”, enfatiza ele.

A Equipe de Educação Ambiental (Egea) do DMLU também conversou com os veranistas que chegavam ao balneário do Extremo-Sul. Entre as maiores dúvidas estava a correta separação dos resíduos, em especial o que vai para a coleta seletiva (reciclável) e o material que segue para a coleta domiciliar ou automatizada (orgânicos).

“Queremos estimular o sentimento de pertencimento do cidadão pelos espaços públicos de nossa cidade. Somente assim. a orla poderá refletir a limpeza e conservação que todos queremos e que Porto Alegre merece”, afirma o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

Os educadores indicaram o destino correto para, por exemplo, outros tipos de resíduos (lixo), como móveis inservíveis e pequenos restos de construção. Nestes casos, o DMLU possui sete ecopontos, que recebem este tipo de material. Veja aqui os endereços. 

No próximo sábado, 28, a equipe do Egea/DMLU estará na praia de Ipanema, também das 10h às 17h. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Próximas edições do Minha Orla Limpa

28/1 - Praia de Ipanema

4/2 - Praia do Guarujá

11/2 - Orla Trecho 3

18/2 - Orla Trecho 1

25/2 - Orla Iberê Camargo

A gente vive. A gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Léo Contursi

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes