DMLU realiza primeiro plantio urbano sustentável deste ano

07/01/2022 13:43
Arilson Pitta/ DMLU / PMPA
Serviços Urbanos
Em 2021 foram realizados 134 plantios na cidade

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) deu início, nessa quinta-feira, 6, às ações de plantio urbano sustentável em 2022. A primeira iniciativa do ano foi realizada na rua Morro Alto, nas proximidades do número 255, no bairro Campo Novo. Semanalmente, 14 toneladas de resíduos eram retiradas do local, alvo de descarte irregular. Em 2021 ocorreram 134 ações na cidade.

Os plantios ocorrem em várias regiões da cidade onde antes existiam descartes irregulares de resíduos, os conhecidos focos de lixo. Na revitalização dos espaços, são utilizadas floreiras feitas a partir de materiais reaproveitados, como paletes, além de um composto orgânico que é produzido na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do DMLU.

A colaboração de moradores e comerciantes locais é essencial, tanto com a doação de mudas e tintas como na participação da construção e conservação da área, contribuindo para preservação do meio ambiente. "Essa ação é uma maravilha, pois é uma forma de tentar acabar com o descarte de lixo. Está ficando muito bonito, agora espero que as pessoas respeitem o bairro e parem de largar lixo ali, pois o DMLU vinha limpar e em minutos já estava sujo novamente”, comenta Cláudia da Silva, morada do bairro. 

Nos locais de implantação dos plantios, a comunidade se apropria do espaço e evita o retorno do foco crônico, como destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques: “Estamos qualificando os espaços ociosos e convidando a comunidade a ajudar na fiscalização para que tenhamos um descarte correto, uma cidade mais limpa e agradável para se viver”.

“Fechamos 2021 com um saldo muito positivo de canteiros que transformaram as comunidades e queremos continuar nesse ritmo durante 2022. Contamos com o apoio da comunidade não apenas para conservação dos jardins, como também para denunciar o descarte irregular de resíduos. Se todo mundo fizer um pouquinho, vamos eliminar esses focos e deixar nossa cidade mais florida, mais colorida”, pede o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi.  

Solicitações - As solicitações de plantio urbano sustentável, serviço executado pela Equipe de Gestão e Educação Ambiental do DMLU, podem ser feitas via sistema de atendimento da prefeitura, pelo telefone 156, ou diretamente nas subprefeituras de cada região. Após o pedido, é feita uma avaliação técnica para verificar a viabilidade de implantação do plantio.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Arilson Pitta (estagiário) / Supervisão: Andiara de Freitas da Silva

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes