DMLU realiza primeiro plantio urbano sustent√°vel deste ano

07/01/2022 13:43
Arilson Pitta/ DMLU / PMPA
Serviços Urbanos
Em 2021 foram realizados 134 plantios na cidade

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) deu in√≠cio, nessa quinta-feira, 6, √†s a√ß√Ķes de plantio urbano sustent√°vel em 2022. A primeira iniciativa¬†do ano foi realizada¬†na rua Morro Alto, nas proximidades do n√ļmero 255, no bairro Campo Novo. Semanalmente, 14 toneladas de res√≠duos eram retiradas do local, alvo de descarte irregular. Em 2021 ocorreram 134 a√ß√Ķes¬†na cidade.

Os plantios ocorrem em v√°rias regi√Ķes da cidade onde antes existiam descartes irregulares de res√≠duos, os conhecidos focos de lixo. Na revitaliza√ß√£o dos espa√ßos, s√£o utilizadas floreiras feitas a partir de materiais reaproveitados, como paletes, al√©m de um composto org√Ęnico que √© produzido na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do DMLU.

A colabora√ß√£o de moradores e comerciantes locais √© essencial, tanto com a doa√ß√£o de mudas e tintas como na participa√ß√£o da constru√ß√£o e conserva√ß√£o da √°rea, contribuindo para preserva√ß√£o do meio ambiente. "Essa a√ß√£o √© uma maravilha, pois √© uma forma de tentar acabar com o descarte de lixo. Est√° ficando muito bonito, agora espero que as pessoas respeitem o bairro e parem de largar lixo ali, pois o DMLU vinha limpar e em minutos j√° estava sujo novamente‚ÄĚ, comenta Cl√°udia da Silva, morada do bairro.¬†

Nos locais de implanta√ß√£o dos plantios, a comunidade se apropria do espa√ßo e evita o retorno do foco cr√īnico, como destaca o¬†diretor-geral do DMLU, Paulo Marques:¬†‚ÄúEstamos qualificando os espa√ßos ociosos e convidando a comunidade a ajudar na fiscaliza√ß√£o para que tenhamos um descarte correto, uma cidade mais limpa e agrad√°vel para se viver‚ÄĚ.

‚ÄúFechamos 2021 com um saldo muito positivo de canteiros que transformaram as comunidades e queremos continuar nesse ritmo durante 2022. Contamos com o apoio da comunidade n√£o apenas para conserva√ß√£o dos jardins, como tamb√©m para denunciar o descarte irregular de res√≠duos. Se todo mundo fizer um pouquinho, vamos eliminar esses focos e deixar nossa cidade mais florida, mais colorida‚ÄĚ, pede o secret√°rio municipal de Servi√ßos Urbanos, Marcos Felipi. ¬†

Solicita√ß√Ķes - As solicita√ß√Ķes de plantio urbano sustent√°vel, servi√ßo executado pela Equipe de Gest√£o e Educa√ß√£o Ambiental do DMLU, podem ser feitas via sistema de atendimento da prefeitura, pelo telefone 156, ou diretamente nas subprefeituras de cada regi√£o. Ap√≥s o pedido, √© feita uma avalia√ß√£o t√©cnica para verificar a viabilidade de implanta√ß√£o do plantio.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Arilson Pitta (estagi√°rio) / Supervis√£o: Andiara de Freitas da Silva

Gilmar Martins