DMLU realiza blitz de sensibilização durante a Semana Cidade Limpa
A equipe de educação ambiental do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), em parceria com o Serviço de Fiscalização, realizou uma blitz educativa em diferentes pontos da Vila Santo André, no bairro Humaitá, nesta segunda-feira, 19. A ação faz parte da programação da 20ª Semana Cidade Limpa.
Os agentes do Serviço de Fiscalização executaram uma série de vistorias na localidade durante o turno da manhã. Já pela tarde, a equipe de educação ambiental abordou pedestres do bairro, com orientações sobre a separação correta dos resÃduos domiciliares e a importância da coleta seletiva de recicláveis. Participaram da blitz garis e educadores ambientais do departamento.
Segundo a diretora de Gestão e Educação Ambiental do DMLU, Andréa Rammé, a Vila Santo André foi escolhida para a ação por reunir caracterÃsticas que demandam intervenção tanto no aspecto socioambiental, quanto em termos de infraestrutura. "A comunidade foi selecionada por abrigar um número muito alto de famÃlias em situação de séria vulnerabilidade social. Fiscalizar e orientar quanto à s práticas ambientais corretas é uma tarefa indispensável, mas também é preciso executar a revitalização estrutural nos pontos analisados, tanto para o bem-estar de todos, quanto para obtermos um impacto ambiental mais significativo", destaca Rammé.
Cidade Limpa - A 20ª edição da Semana Cidade Limpa segue com a programação até quinta-feira, 22. A proposta desta terça-feira, 20, marcará o desafio adotado pelas equipes do DMLU com as comunidades para a redução dos focos de lixo na cidade. A meta é extinguir 25 pontos crônicos, dos cerca de 180 existentes, até o final deste ano. A mobilização para atingir a meta começará na Região da Cruzeiro. Será realizado um plantio urbano sustentável ao longo da avenida Moab Caldas, até a avenida Divisa, no bairro Santa Tereza, para a remoção de cinco focos da localidade e revitalização dos espaços.
Na quarta-feira, 21, um grupo de prefeitos de praça fará o trajeto Caminhos dos ResÃduos, uma visita guiada aos locais percorridos pelos materiais gerados pela população. O roteiro incluirá a Unidade de Triagem da Vila Pinto e a Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro.
Na quinta-feira, 22, fechando a 20ª edição da Semana, ocorrerá uma capacitação em gestão de resÃduos sólidos dirigida a novos servidores do departamento. O encontro será ministrado pela equipe de gestão da Educação Ambiental do DMLU, com foco na importância da separação de resÃduos e sua destinação correta.
Sustentabilidade - O diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, destaca que pequenas condutas são necessárias para transformar a cidade. "Durante toda a Semana Cidade Limpa, o DMLU promove engajamento para tornar Porto Alegre ainda mais sustentável. Por isso, junto com o plantio do dia 20, estamos lançando o desafio de exterminar os focos crônicos, visto que o DMLU gasta cerca de R$ 1,8 milhão por mês com a limpeza desses pontos, o que poderia ser evitado com o descarte correto dos resÃduos e a participação efetiva da população para manter nossa cidade limpa", ressalta Hundertmarker.
Semana - O evento foi instituÃdo pela Lei Municipal nº 9.922/2006 para o perÃodo anual de 16 a 22 de maio e tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a sua responsabilidade em manter a limpeza das ruas, praças, parques e arroios. A comunidade em geral é estimulada a participar das ações, que buscam incentivar a educação socioambiental.
Cronograma de atividades:
Terça-feira, 20, a partir das 9h:
Plantio Urbano Sustentável na Região da Cruzeiro, para extinção de cinco focos crônicos de lixo
Ao longo da avenida Moab Caldas até a avenida Divisa, bairro Santa Tereza
Quarta-feira, 21, Ã s 9h:
Visita guiada aos Caminhos dos ResÃduos
Unidades do DMLU, incluindo UT Vila Pinto e Estação de Transbordo
Quinta-feira, 22, Ã s 14h:
Capacitação para servidores ingressantes no DMLU
Auditório do DMLU, localizado na avenida Azenha, 631
O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).
Bianca Dilly