DMLU realiza 55 plantios urbanos sustentáveis em 2023

10/01/2024 10:36
Alex Rocha/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Plantios revitalizam áreas degradadas pelos descartes irregulares

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promoveu 55 ações de plantio urbano sustentável em 2023. Foram utilizadas mais de 440 floreiras, feitas a partir do reaproveitamento de madeiras utilizadas em paletes. Também foram colocadas 34 placas proibitivas de colocação de lixo. 

A iniciativa é realizada em locais onde há o descarte indevido de resíduos, os chamados focos crônicos de lixo. O objetivo é revitalizar essas áreas e coibir o descarte irregular e incentivar as comunidades a cuidarem dos espaços públicos. Nas ações também é utilizado um composto orgânico produzido na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do DMLU, a partir do reaproveitamento das podas de árvores e cortes de grama, com o intuito de melhorar as propriedades físicas e biológicas do solo.

Nos locais de implantação dos plantios, a comunidade se apropria do espaço e evita o retorno do foco crônico, como destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques. “Esse tipo de ação transforma não apenas os lugares onde estão alocados os acúmulos de lixo. As floreiras dão mais vida e elevam a autoestima das comunidades, fazendo a população cuidar melhor dos espaços de convivência. Estamos qualificando os espaços ociosos e convidando a comunidade a ajudar na fiscalização para que tenhamos um descarte correto, uma cidade mais limpa e agradável para se viver'', diz. 

Solicitações - As solicitações de Plantio Urbano Sustentável executados pela Diretoria de Gestão e Educação Ambiental do DMLU podem ser feitas via sistema de atendimento da prefeitura, o 156. Após o pedido, é realizada uma avaliação técnica para verificar a viabilidade de implantação do plantio.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

 

Melissa Vasconcelos (esatagiária) | Supervisão: Andiara de Freitas da Silva

Lissandra Mendonça