DMLU realiza 35 plantios sustentáveis no primeiro semestre

05/07/2023 10:19
Adriana Machado / DMLU / PMPA
Serviços Urbanos
Os plantios recuperam áreas degradadas com descarte irregular

No primeiro semestre de 2023, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou 35 plantios, utilizando aproximadamente 210 floreiras. Também foram colocadas 15 placas proibitivas de colocação de lixo. 

Os plantios urbanos sustentáveis são realizados em locais onde há o descarte indevido de resíduos, os focos de lixo. O objetivo é revitalizar essas áreas a fim de coibir o descarte irregular e incentivar as comunidades a cuidarem dos espaços públicos.

Na revitalização dos lugares, as floreiras utilizadas são feitas a partir de materiais reaproveitados, como paletes, além de um composto orgânico produzido na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do DMLU.

A colaboração de moradores e comerciantes locais é essencial, tanto com a doação de mudas como na participação da construção e conservação da área, contribuindo para preservação do meio ambiente.

Nos locais de implantação dos plantios, a comunidade se apropria do espaço e evita o retorno do foco crônico, como destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques. “Estamos qualificando os espaços ociosos e convidando a comunidade a ajudar na fiscalização para que tenhamos um descarte correto, uma cidade mais limpa e agradável para se viver.”

O serviço de plantio sustentável pode ser solicitado utilizando o sistema 156. Para mais informações sobre as opções de acesso, clique neste link. Após o pedido, ocorrerá uma visita técnica a fim de analisar o local. Depois, uma equipe do DMLU realizará a limpeza da área e, em seguida, o plantio. O prazo para a realização é de 60 dias.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

 

 

Ana Júlia de Araújo (estagiária)/Supervisão: Adriana Machado

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes