DMLU promove palestra para servidores da Saúde

02/09/2022 12:06
Douglas Boeira / DMLU / PMPA
Serviços Urbanos
Educadores ambientais ministraram palestra sobre gestão de resíduos

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promoveu na manhã desta sexta-feira, 2, uma palestra sobre gestão de resíduos para 18 servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A atividade foi realizada na sede da SMS, na avenida João Pessoa, 325.

A palestra, ministrada pelos educadores ambientais da Equipe de Gestão e Educação Ambiental (Egea) do departamento, Luis Eduardo Nunes e Marcelo Coimbra, tratou da separação de resíduos, descarte correto e compostagem.

Os participantes receberam noções sobre a classificação dos resíduos em orgânicos, rejeitos e resíduos recicláveis e a necessidade da separação dos materiais. Também aprenderam sobre os impactos que os resíduos mal acondicionados ou incorretamente destinados provocam no meio ambiente e como montar uma composteira.

"A mensagem da educação ambiental é muito importante. Nós falamos sobre a segregação de resíduos há muitos anos e ainda assim não sabemos tudo, pois é um assunto que sempre se atualiza. Se nós não conseguirmos conscientizar os próprios colegas da saúde, como podemos cobrar da população? Por isso acredito que cada vez mais é importante que ocorram essas palestras", alerta a coordenadora de Higienização do Hospital de Pronto Socorro (HPS), Magali Bento.

Na capacitação, foi aplicada a Dinâmica dos Baldes, uma atividade de sensibilização ambiental em que são distribuídos cards com figuras dos resíduos gerados diariamente pelas pessoas, e os participantes têm que colocar os resíduos no recipiente adequado. Após, é verificado o correto descarte dos resíduos no recipiente e esclarecidas as dúvidas dos participantes.

Cursos e palestras – A Egea oferece cursos e palestras sobre educação ambiental, separação e descarte correto dos resíduos, compostagem e formação de hortas comunitárias. Escolas e/ou entidades que queiram solicitar as palestras de educação ambiental do departamento podem enviar mensagem para o endereço eletrônico egea@dmlu.prefpoa.com.br ou ligar para o fone 3289 - 6865.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

 

 

 

Adriana Machado

Andrea Brasil