DMLU prepara vias para procissão de Nossa Senhora dos Navegantes

01/02/2023 07:09
Douglas Boeira / DMLU / PMPA
Serviços Urbanos
18 colaboradores acompanharão a procissão para garantir a limpeza das vias

Desde o dia 23 de janeiro, as equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) preparam as ruas que fazem parte do itinerário da procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, que ocorre nesta quinta-feira, 2. Os serviços de varrição, capina, roçada, raspagem e pintura de meio-fio foram divididos entre as equipes da Seção Centro e do Setor Norte do DMLU e contam com um efetivo de 56 pessoas.

Os serviços estão sendo realizados nas avenidas Mauá, Castelo Branco, Sertório e nas ruas Vigário José Inácio e Voluntários da Pátria, e a praça dos Navegantes. A previsão é de que a limpeza siga até a quarta-feira, 1º.

As atividades de limpeza terão continuidade no dia 2, durante o trajeto de dez quilômetros da procissão, desde o Santuário Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico, até a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes. Serão 38 garis do DMLU que acompanharão a festa, trabalhando de forma intercalada, e haverá a instalação de 12 lixeiras no entorno da igreja. “A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é um marco da nossa cidade e o DMLU está trabalhando para que tudo esteja devidamente preparado para receber os seus devotosâ€, destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

Procissão – A Festa dos Navegantes é a maior manifestação cultural e religiosa da Região Sul do Brasil em devoção à Nossa Senhora dos Navegantes. É celebrada anualmente desde 1875, tradicionalmente no dia 2 de fevereiro, em Porto Alegre. A expectativa dos organizadores é que mais de 200 mil fiéis participem do evento, em seu tradicional trajeto a pé do Centro Histórico até o Santuário, nas proximidades das pontes do Guaíba.

Leia mais:

Feriado de Navegantes é dia de passe livre nos ônibus da Capital

Milhares de fiéis são esperados na Procissão de Navegantes

 

Jacquelline Jorge (estagiária) | Supervisão: Adriana Machado

Lissandra Mendonça