DMLU instala 400 novas lixeiras no primeiro semestre

30/06/2022 10:52
Giulian Serafim / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Recipientes são feitos em aço galvanizado resistente ao fogo, com pintura poliéster

De fevereiro a junho deste ano, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) já instalou 400 novas lixeiras laranja, tipo bolinha, de um lote de 500 equipamentos que foram adquiridos via pregão eletrônico. Os 100 cestos coletores restantes serão usados para atender novos pedidos de reposição ou instalação.

As 500 lixeiras foram adquiridas via licitação por meio da empresa Metalúrgica Industrial Japejú Ltda, ao custo de R$ 239 mil. Os equipamentos foram direcionados ao atendimento de protocolos do sistema da prefeitura, por meio do aplicativo 156+POA ou do telefone 156. Grande parte dos pedidos de instalação dos equipamentos estava concentrado nas regiões Centro, Extremo-Sul, Leste, Norte e Sul da Capital. Outras novas lixeiras foram destinadas a trocas e, as usadas que foram retiradas dos locais, serão reformadas e instaladas em outros pontos quando possível.

Os recipientes são feitos em aço galvanizado – anti corrosão e resistente ao fogo, com pintura poliéster, bocal maior que as atuais e com acabamento em chapa dobrada, buchas de vinil nos encaixes com pedestal e cinco furos no fundo para drenagem, aumentando a durabilidade, pois evita o acúmulo de água no seu interior. "É um equipamento público que precisa ser cuidado pela população. Trocamos diariamente lixeiras depredadas, quebradas e com marcas de cigarros que são apagados nelas. Só com essa parceria entre o poder público e a população é que nós vamos ter uma cidade sustentável, limpa e assim mais agradável para se viver", destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

Cronograma - A Divisão de Apoio Operacional do DMLU segue um cronograma de manutenção, substituição e instalação de novas lixeiras. O acréscimo dos equipamentos é efetuado a partir dos registros feitos pelo sistema 156. A equipe do DMLU faz uma avaliação técnica e programa a colocação dos cestos coletores se a demanda atender aos critérios exigidos. O DMLU reforça a necessidade de cadastrar as demandas pelo sistema de atendimento da prefeitura, o 156, para que as equipes possam planejar as vistorias e atendimentos.

Cestos coletores – Este equipamento deve ser utilizado para o descarte de pequenos resíduos e não para resíduos gerados em casa. Para resíduos domiciliares e seletivos, há dias específicos para a coleta, realizada por meio de caminhões ou no caso de áreas atendidas por contêineres, os resíduos podem ser descartados diariamente. As lixeiras de rua são limpas pelas equipes de garis.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

 

Jacquelline Jorge (estagiária)/Supervisão: Adriana Machado

Lissandra Mendonça