DMLU faz plantio em frente à escola no Campo da Tuca

21/06/2022 11:58
Douglas Boeira / DMLU / PMPA.
Serviços Urbanos
Ação busca inibir o descarte irregular de resíduos

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) executou um Plantio Urbano Sustentável, na manhã desta terça-feira, 21, em frente à Escola de Educação Infantil Campo da Tuca, na rua D número 200, no bairro Partenon. O local é alvo de descarte irregular de resíduos.

A Equipe de Gestão e Educação Ambiental (EGEA) do DMLU instalou oito floreiras feitas em paletes com diversas plantas e utilizou o composto orgânico produzido no departamento. O objetivo dos plantios é inibir o descarte incorreto de resíduos em áreas públicas. A Escola de Educação Infantil Campo da Tuca ficará responsável por ajudar a cuidar do novo espaço.

“Muito importante esse suporte do DMLU para nos ajudar a acabar com os focos de lixo próximos à escola. É comum que as pessoas descartem seus resíduos aqui. Esperamos que com o plantio isso mude”, diz a professora Marilú Ferreira Ribeiro, coordenadora pedagógica da instituição.

Os plantios ocorrem em várias regiões da cidade onde antes existiam descartes irregulares de resíduos, os conhecidos focos de lixo. Na revitalização dos espaços, são utilizadas floreiras feitas a partir de materiais reaproveitados, como paletes, além de um composto orgânico que é produzido na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do DMLU.

A colaboração de instituições ou de moradores e comerciantes locais é essencial, tanto com a doação de mudas, como na participação da construção e conservação da área, contribuindo para preservação do meio ambiente. Nos locais de implantação dos plantios, a comunidade se apropria do espaço e evita o retorno do foco crônico.

Solicitações - As solicitações de plantio urbano sustentável, serviço executado pela Equipe de Gestão e Educação Ambiental do DMLU, podem ser feitas via sistema de atendimento da prefeitura, pelo telefone 156, ou diretamente nas subprefeituras de cada região. Após o pedido, é realizada uma avaliação técnica para verificar a viabilidade de implantação do plantio.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

 

 

 

Adriana Machado

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes