DMLU faz limpeza no bairro Sarandi neste domingo

02/04/2026 09:36
Jadir da Silva Rodrigues/DMLU
DMLU
Equipe formada por oito garis atuará na retirada de resíduos da localidade

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) promove um mutirão de limpeza neste domingo, 5, no Recanto do Chimarrão, localizado no bairro Sarandi, Zona Norte da Capital. A área é alvo frequente de descarte irregular de resíduos, resultando em focos crônicos de lixo. Cerca de oito garis realizarão o serviço, com o auxílio de seis caminhões e duas retroescavadeiras.

O diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, explica que foram definidos plantões nos finais de semana para a retirada de focos. “Dividimos a operação por setores, o que possibilita uma atuação mais precisa nos pontos críticos da cidade. Nossas equipes retornam a essas comunidades do Sarandi porque o nosso foco é agir em locais onde o problema é recorrente. Estamos fortalecendo as ações, mas é essencial que a população colabore para manter a limpeza e a organização dos espaços públicosâ€, destaca Hundertmarker.

As equipes limpam os pontos crônicos da localidade semanalmente. Nas ações, são retiradas cerca de 30 toneladas de resíduos.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb). Denúncias ou solicitações de coleta de descarte irregular de resíduos, como focos de lixo, podem ser encaminhadas pelo sistema 156. 

Eduarda Echebeste (estagiária) / Supervisão: Andiara de Freitas da Silva

Andrea Brasil