DMLU encerra Semana Lixo Zero com plantio de √°rvores nativas

29/10/2022 13:41
Léo Contursi / DMLU / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Doação dos vegetais foi da Grilo, empresa de transporte de passageiros por aplicativo e que possui frota totalmente elétrica

No √ļltimo dia da Semana Lixo Zero, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou, neste s√°bado, 29, um plantio urbano sustent√°vel em parceria com a empresa Grilo Mobilidade na rua Pedro Am√©rico Leal, bairro Cristal. Mais de 30 esp√©cies de √°rvores nativas foram plantadas na extens√£o da via que fica entre as avenidas Icara√≠ e Di√°rio de Not√≠cias, na Zona Sul.

A doa√ß√£o dos vegetais foi da Grilo, empresa de transporte de passageiros por aplicativo e que possui¬†frota totalmente el√©trica. O objetivo √© auxiliar na arboriza√ß√£o da cidade, contribuindo para uma melhor oxigena√ß√£o do ambiente da Capital para a redu√ß√£o da emiss√£o de CO2 na atmosfera. Tamb√©m √© parceiro da a√ß√£o o Jockey Club do RS, cujas instala√ß√Ķes dos equinos fica junto √† via, que vai molhar as mudas de √°rvores at√© que se fixem melhor ao ambiente.

O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, lembrou que as atividades oferecidas pela Equipe de Gest√£o e Educa√ß√£o Ambiental (Egea) do DMLU, na Semana Lixo Zero, foram de car√°ter de¬†conscientiza√ß√£o das pessoas. "Sem uma parceria durante o ano todo com a popula√ß√£o e o poder p√ļblico n√£o teremos uma cidade limpa, sustent√°vel e mais agrad√°vel de se viver‚ÄĚ.¬†

Leonor Moura, diretora de Jornada do Cliente da Grilo, destaca a¬†miss√£o da empresa que √© promover a sustentabilidade. "Para n√≥s foi fundamental contar com o apoio do DMLU para proporcionar um espa√ßo adequado para o plantio e tornar real nossa proposta‚ÄĚ.

Lixo Zero - A Semana Lixo Zero foi inclu√≠da no calend√°rio de eventos de Porto Alegre atrav√©s da Lei 12.849, de 20 de julho de 2021. A programa√ß√£o busca promover o debate e a sensibiliza√ß√£o sobre a tem√°tica dos res√≠duos s√≥lidos, envolvendo a sociedade civil organizada, a prefeitura, a iniciativa privada, as escolas das redes p√ļblica municipal e privada, as universidades e a popula√ß√£o em geral. Tamb√©m pretende propor solu√ß√Ķes para redu√ß√£o, reutiliza√ß√£o, reciclagem, compostagem e n√£o gera√ß√£o de res√≠duos s√≥lidos, al√©m de realizar a√ß√Ķes educativas como palestras, f√≥runs, semin√°rios e incentivar o consumo consciente. Um dos principais objetivos da Semana Lixo Zero na Capital √© a ado√ß√£o e implementa√ß√£o da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustent√°vel (ODS) da Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas (ONU).

A gente vive. A gente cuida √© um movimento que convida a popula√ß√£o a manter a cidade limpa e cuidar dos espa√ßos p√ļblicos. Avan√ßos importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda h√° muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunica√ß√£o Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem dura√ß√£o de 30 meses. Assista ao v√≠deo da campanha.

Léo Contursi

Gilmar Martins