DMLU doa 500 quilos de metais de gaiolas para unidade de triagem

01/02/2023 11:46
Jacquelline Jorge / DMLU / PMPA
Serviços Urbanos
Em parceria com o Ibama, DMLU recebe e repassa metais de gaiolas para reciclagem

Cerca de 500 quilos de metais foram repassados para a Unidade de Triagem Vila Pinto nesta quarta-feira, 1º. Os materiais são de gaiolas apreendidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que são doadas ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) por meio de uma parceria.

As gaiolas eram usadas para a criação irregular de pássaros silvestres mantidos em cativeiro. As estruturas, que são feitas de carbono e madeira, têm as suas peças de metal retiradas e depois são descartadas as partes em madeira. Já as gaiolas que são feitas apenas de metal, podem ser totalmente reaproveitadas. A parceria do DMLU com o Ibama iniciou em novembro de 2021 e, desde então, já foi repassada cerca de uma tonelada de metais.

“Essa parceria entre o governo federal e a prefeitura incentiva a sustentabilidade, além de gerar emprego e renda para quem tem a unidade de triagem como seu sustentoâ€, diz o coordenador da Equipe de Gestão e Educação Ambiental (Egea) do DMLU, Marco Salinas.

Renda - O coletor da UT Vila Pinto, Willian Formoso Medeiros, ressalta a importância da doação. “O recolhimento das gaiolas, além de ajudar o ambiente e os animais que foram soltos, vai virar renda. São 34 famílias que trabalham na unidade de triagem que vão ser beneficiadasâ€, afirma.

A criação de pássaros nativos em cativeiro, sem registro e sem anilhas, é considerada crime e passível de punições previstas na Lei nº 9.605/98, como multa e detenção. Denúncias podem ser feitas de forma anônima, por meio do sistema da prefeitura, o 156 (app, site ou telefone).

 

 

Jacquelline Jorge (estagiária)/Supervisão: Adriana Machado

Lissandra Mendonça