DMLU divulga calendário de varrição para 2022

13/01/2022 16:04
Divulgação SMSUrb / PMPA
SMSURB
Equipes atuam em locais com programação fixa

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) divulga a programação dos serviços de varrição para o ano de 2022. A varrição é uma das ações diárias e essenciais à zeladoria da cidade e é dividida nos cinco setores do município: Norte, Centro, Leste, Sul e Extremo Sul.

O objetivo de tornar pública a rotina das vias varridas diariamente pelas equipes do DMLU é promover transparência às ações e permitir que a população auxilie na fiscalização. O calendário prevê que a atividade seja realizada em locais fixos, com a mesma programação para as áreas relacionadas. Cada via é avaliada pela área técnica, que determina a frequência de varrição mediante critérios como circulação de pessoas, disponibilidade de equipes e cuidados que a população tem com os espaços públicos.

O custo do serviço é de R$ 63,09 por quilômetro, com o pagamento após a medição mensal do trabalho pelo fiscal de contrato. O quantitativo máximo de varrição manual previsto contratualmente é de 36,4 mil quilômetros ao mês, o que corresponde a quase 437 mil quilômetros por ano. Somando a possibilidade do trabalho ser feito por meio da varrição mecanizada, que é de 500 km/mês, pode-se chegar a uma projeção anual de cerca de 443 mil quilômetros. As ruas da cidade podem receber serviços: diários, de segunda a sexta-feira, de segunda a sábado ou de segunda a domingo; alternados, sendo três vezes por semana, semanal, quinzenal e mensal. O serviço é dividido em três turnos: dia (período da manhã e tarde), intermediário (noite) e madrugada. O planejamento pode sofrer alterações devido às condições climáticas.

Segundo o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, o foco da gestão atual é o de qualificar os serviços prestados e intensificar os cuidados com o município. O controle sobre a qualidade das ações e a consulta pela população têm sido o foco da administração. “O compromisso da gestão atual é o de garantir à população o acesso ao cronograma de serviços prestados para que assim a comunidade possa auxiliar na fiscalização. Estamos trabalhando para tornar a nossa cidade cada vez mais limpa. Pedimos que os moradores ajudem a conservar os locais”, afirma Marques.

O secretário da SMSUrb, Marcos Felipi Garcia, ressalta que o serviço de varrição é um importante trabalho desempenhado pelas equipes do DMLU, que pode ser visto diariamente nas ruas da Capital: "Nossos garis estão em todos os pontos da cidade, faça chuva ou faça sol, atuando em diversos pontos para deixar as nossas ruas mais limpas. É muito importante que as pessoas colaborem e façam o descarte de maneira correta, respeitando estes competentes profissionais e o nosso meio ambiente."

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Acesse, abaixo, a relação das vias que recebem as equipes:

Seção Centro
Setor Extremo- Sul
Setor Leste
Setor Norte
Setor Sul

Jacquelline Jorge (estagiária) / Supervisão: Andiara de Freitas Silva

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes