DMLU adere ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

11/08/2021 15:20

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) recebeu a marca de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção. O selo foi concedido nessa terça-feira, 10, após a conclusão do diagnóstico que permite detectar riscos e implementar medidas de prevenção e combate a irregularidades.

A partir dos resultados obtidos nessa primeira etapa, o DMLU recebe um plano de ação com as melhores práticas de prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento de potenciais irregularidades. O órgão pode, assim, identificar previamente pontos vulneráveis ou suscetíveis a falhas e aplicar as correções necessárias.  

Para o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, as ações de controle são fundamentais para a gestão pública: “Estamos caminhando para oferecer mais transparência aos serviços executados pelo DMLU. Participar de iniciativas como essa, de prevenção à corrupção, nos traz credibilidade e confiança nas ações, para oferecer um serviço de qualidade no cuidado com a cidade, que é o foco do nosso trabalho”.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, disse que toda fiscalização é bem-vinda para auxiliar no controle dos setores da secretaria. “O DMLU é um braço importante da nossa secretaria. Além da limpeza, a SMSUrb cuida da zeladoria de toda a cidade, como pavimentação, manutenção de praças, parques, podas e iluminação pública. Então a participação do DMLU neste programa só vem ao encontro do nosso objetivo que é cuidar da gestão de forma responsável e segura”, afirmou.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).


Rede de Controle - Direcionado a todos os gestores das organizações públicas, das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação, o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção visa ao aprimoramento da integridade nas organizações. O programa é coordenado pela Rede de Controle nos Estados, patrocinada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A marca de participante do programa é destinada às organizações que já finalizaram o questionário de autoavaliação disponibilizado no portal da Rede de Controle. A relação de entidades participantes pode ser acessada aqui. 

Ana Alice de Oliveira e Andiara Silva

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes