Dia da Água: DMLU indica os pontos para descarte de óleo na Capital
Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado neste sábado, 22, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) relembra os pontos para entrega de óleo de cozinha. Ao todo, são 64 locais que recebem esse tipo de resíduo em Porto Alegre, situados em diversos bairros.
Os Pontos de Entrega de Óleo de Fritura (Peof) são uma opção para o descarte correto desse óleo. Para saber onde ficam os Peofs, clique aqui. A empresa parceira recolhe o material deixado nos locais para encaminhá-lo ao destino mais adequado. O óleo coletado é reaproveitado para a produção de biodiesel.
"Além de causar entupimento de canos e sérios problemas de drenagem, o óleo de cozinha descartado incorretamente contamina rios, lagos e arroios. Contudo, a preservação da água é simples e começa com pequenas ações no nosso dia a dia. Levar o óleo usado até um ponto de coleta é uma delas. Orientamos que o cidadão guarde o que restou do óleo de fritura em uma garrafa, feche-a bem e a encaminhe a um dos pontos de descarte distribuídos pela nossa cidade", destaca o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker.
Peof - Por ser menos denso do que a água, o óleo de cozinha forma uma película sobre ela, de forma que não é possível separá-los após o contato. Apenas um litro de óleo é capaz de contaminar um milhão de litros de água. Por isso, é importante que o resíduo tenha uma destinação adequada. Para mais informações sobre como descartar de forma ambientalmente correta o óleo de cozinha, clique neste link.
Andrea Brasil