Correta separação dos resíduos é destaque no segundo dia da Semana Cidade Limpa

17/05/2025 16:38
Pedro Piegas / PMPA
Serviços Urbanos
Espaço montado pela equipe de educação ambiental contou com maquetes e exemplos de materiais recicláveis

A equipe de educação ambiental do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) instalou neste sábado, 17, um estande de sensibilização para o descarte correto de resíduos na Praça Povo Palestino, do bairro Jardim Dona Leopoldina. A ação faz parte das atividades especiais da 20ª Semana Cidade Limpa e do Dia Mundial da Reciclagem, comemorado neste dia 17 de maio.

O espaço contou com maquetes de unidades de triagem e de composteiras caseiras, exemplos de materiais recicláveis e um garrafão com estrutura feita em metal, o chamado Papa Resíduo. Nestes recipientes, a população depositou seus resíduos seletivos. Folderes informativos sobre a segregação correta também foram distribuídos.

Para a diretora de Gestão e Educação Ambiental do DMLU, Andréa Rammé, a proatividade da comunidade foi um fator essencial para o sucesso da iniciativa. “Recebemos um convite da Associação dos Moradores do Jardim Leopoldina II para participarmos do evento. Somos gratos pela receptividade da população e ficamos felizes em contribuir com informações sobre os nossos serviços, além de fazer um alerta sobre as questões ambientais”, destaca Rammé.

A 20ª edição da Semana Cidade Limpa segue com a programação até o dia 22 de maio. Na segunda-feira, 19, haverá uma blitz de sensibilização, promovida pela equipe de Educação Ambiental, em parceria com o Serviço de Fiscalização, em diferentes pontos da Vila Santo André.

A proposta de terça-feira, 20, marcará o desafio adotado pelas equipes do DMLU com as comunidades para a redução dos focos de lixo na cidade. A meta é extinguir 25 pontos crônicos, dos cerca de 180 existentes, até o final deste ano. A mobilização para atingir a meta começará na Região da Cruzeiro. Será realizado um plantio urbano sustentável ao longo da avenida Moab Caldas até a avenida Divisa, no bairro Santa Tereza, para a remoção de cinco focos da localidade e revitalização dos espaços.

Na quarta-feira, 21, um grupo de prefeitos de praça fará o trajeto "Caminhos dos Resíduos", uma visita guiada aos locais percorridos pelos materiais gerados pela população. O roteiro incluirá a Unidade de Triagem da Vila Pinto e a Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro.

Na quinta-feira, 22, fechando a 20ª edição da Semana, ocorrerá uma capacitação em gestão de resíduos sólidos dirigida a novos servidores do departamento. O encontro será ministrado pela equipe de gestão da Educação Ambiental do DMLU, com foco sobre a importância da separação de resíduos e sua destinação correta.

Sustentabilidade - O diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, destaca que pequenas condutas são necessárias para transformar a cidade. “Durante toda a Semana Cidade Limpa, o DMLU promove engajamento para tornar Porto Alegre ainda mais sustentável. Por isso, junto com o plantio do dia 20, estamos lançando o desafio de exterminar os focos crônicos, visto que o DMLU gasta cerca de R$ 1,8 milhão por mês com a limpeza desses pontos, o que poderia ser evitado com o descarte correto dos resíduos e a participação efetiva da população para manter nossa cidade limpa", ressalta Hundertmarker.

O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).

Semana Cidade Limpa - O evento foi instituído pela Lei Municipal nº 9.922/2006 para o período anual de 16 a 22 de maio e tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a sua responsabilidade em manter a limpeza das ruas, praças, parques e arroios. A comunidade em geral é estimulada a participar das ações, que buscam incentivar a educação socioambiental.

Cronograma de atividades:

Segunda-feira, 19:
Onde - Diversos locais da Vila Santo André    
Horário - 14h
Atividade - Blitz de Sensibilização promovida pela equipe de Educação Ambiental, em parceria com o Serviço de Fiscalização

Terça-feira, 20:
Onde - Ao longo da avenida Moab Caldas até a avenida Divisa, bairro Santa Tereza
Horário - A partir das 9h
Atividade - Plantio Urbano Sustentável na Região da Cruzeiro, para extinção de cinco focos crônicos de lixo

Quarta-feira, 21:
Onde - Unidades do DMLU, incluindo UT Vila Pinto e Estação de Transbordo 
Horário - 9h
Atividade - Visita guiada aos Caminhos dos Resíduos

Quinta-feira, 22:
Onde - Auditório do DMLU, localizado na avenida Azenha, 631
Horário - 14h
Atividade - Capacitação para servidores ingressantes no DMLU

 

Melissa Paz (estagiária) | Supervisão: Andiara de Freitas da Silva

Andrea Brasil