Construção de novo Ecoponto será transferida de local na Zona Sul

26/05/2023 17:16
Cristine Rochol/PMPA
SMSURB
UDC irá substituir a unidade que encerrou as atividades em julho de 2021

O Ecoponto que seria construído na avenida Wenceslau Escobar, 1.980, no bairro Tristeza, será transferido para outro local, a ser definido, na mesma região. A nova Unidade de Destino Certo (UDC) substituirá a que existia na avenida Diário de Notícias e que encerrou as atividades em julho de 2021.

Atualmente, os pontos mais próximos que continuam recebendo resíduos são a UDC Cruzeiro do Sul (avenida Cruzeiro do Sul, 1.445, bairro Cruzeiro do Sul) e UDC Carvalho de Freitas (rua Professor Carvalho de Freitas, 1.012, bairro Glória).

Contrapartida - A área onde se localizava o Ecoponto Diário de Notícias é de propriedade da Multiplan. Uma nova UDC será construída pela empresa, conforme termo de compromisso, e é uma medida mitigatória em razão do fechamento da UDC Diário de Notícias. O cancelamento da construção da UDC Wenceslau decorre de um apelo da comunidade e comércio do entorno.

UDCs ou Ecopontos- As UDCs, também chamadas popularmente de Ecopontos, são locais que se destinam a receber, de pessoas físicas, gratuitamente, até 0,5 m³/dia de resíduos que não podem ser descartados para recolhimento das coletas regulares, domiciliar e seletiva. Estes locais recebem gratuitamente madeira, móveis velhos, colchões, terra, entulho, caliça, cerâmica, sucata de ferro, eletrodomésticos, resíduos arbóreos e diversos materiais que muitas vezes acabam sendo descartados irregularmente em locais públicos. É vedado o recebimento de resíduos orgânicos (exceto de remoção de vegetação ou de podas) ou perigosos tais como lâmpadas fluorescentes e medicamentos vencidos.

Os Ecopontos têm ainda um Posto de Entrega de Óleo de Fritura (Peof), um Posto de Entrega Voluntária (PEV) para materiais destinados à coleta seletiva e Posto de Entrega de Resíduos Eletrônicos (Pere). Para saber qual a UDC mais próxima clique aqui.
 

Adriana Machado

Cristiano Vieira