Complexo do Porto Seco recebe limpeza para o Carnaval

21/02/2024 14:45
Marcelo Viola/ PMPA
Cultura, Economia Criativa
Mais de 150 toneladas de resíduos já foram recolhidas da área externa do sambódromo

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) organizou uma operação especial de limpeza para os desfiles de Carnaval das escolas de samba de Porto Alegre, que ocorrerão nesta sexta-feira, 23, e sábado, 24. A força-tarefa iniciou as ações em 12 de fevereiro e já recolheu até o momento mais de 150 toneladas de resíduos da área externa do Complexo Cultural do Porto Seco, no bairro Rubem Berta. A expectativa é de que outras 100 toneladas sejam recolhidas até o final da semana.

O serviço foi intensificado no entorno do espaço onde ocorrerá o evento. Um grupo de dez garis executa a varrição e a remoção dos focos de lixo no Porto Seco, com o auxílio de seis caminhões-caçamba e uma retroescavadeira. Um outro efetivo de 20 operários fez a capina e a roçada da região. A pintura do meio-fio das vias está sendo realizada desde a madrugada dessa quarta-feira, 21, e seguirá nos próximos dias. A atividade conta com 15 colaboradores.

Na segunda-feira, 19, as equipes iniciaram a limpeza geral das dependências internas do complexo. Seis trabalhadores atuam na varrição diária do local até o início da festa. Na madrugada desta quinta-feira, 22, está programada a lavagem da pista, que contará com três garis e o apoio de um caminhão-pipa.

O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, ressalta a importância dos cuidados com a cidade e a disposição correta de resíduos por parte da população nos dias de folia. “Junto com nossa área operacional, montamos uma programação especial para receber o público durante os desfiles, mas pedimos a colaboração de todos na conservação da área, para que todas as famílias e foliões possam aproveitar o evento", reforça.

Esquema especial - Nos dias de desfile, as equipes atuarão em esquema especial na varrição e limpeza geral nas dependências do sambódromo, nas áreas utilizadas pelo público e na pista de desfiles. Estão escalados 70 trabalhadores para a limpeza interna, que operam em turnos de 12 horas, das 18h às 6h. Já nos dias 24 e 25 de fevereiro, mais 15 funcionários farão a manutenção da parte externa, a partir das 8h, na rua Ariovaldo Alves Paz. A estrutura de trabalho é composta ainda por dois caminhões que ficarão de plantão no decorrer da festividade. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Leia mais:
Commedia Dell'Arte é o tema da Acadêmicos de Gravataí
Copacabana traz o protagonismo do negro para avenida
Academia de Samba Puro faz homenagem a Gramado
Prefeito vistoria estrutura finalizada para o Carnaval no Porto Seco
Academia de Samba Praiana traz homenagem a Giba Giba
Império do Zona Norte resgata a história da Criação
União da Tinga canta o Exú na avenida do Porto Seco
Carnaval do Porto Seco: ingressos para arquibancadas são gratuitos pelo segundo ano
Avança trabalho de montagem das estruturas do Carnaval no Porto Seco
Iniciada a montagem das estruturas para o Carnaval do Porto Seco
Aberto credenciamento para cobertura do Carnaval 2024

 

Melissa Vasconcelos (estagiária) | Supervisão: Andiara de Freitas da Silva

Lissandra Mendonça