Bota-Fora atende parte do Partenon nesta quinta

28/03/2024 09:08

O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), nesta semana realiza o serviço em dez comunidades de terça-feira, 26, até quinta-feira, 28. A ação ocorre a partir das 8h. Nesta quinta-feira, 28, será atendida a comunidade João Pessoa (Partenon). A programação do projeto havia sido suspensa temporariamente, em função dos trabalhos de recuperação pós-temporal do dia 16 de janeiro.

A iniciativa surgiu de a√ß√Ķes semelhantes realizadas esporadicamente pelo DMLU e tornou-se uma atividade permanente, que tem o objetivo de auxiliar a popula√ß√£o a fazer o descarte de res√≠duos que n√£o s√£o recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodom√©sticos, m√≥veis quebrados, colch√Ķes, dentre outros objetos volumosos. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos. O projeto atende regi√Ķes em situa√ß√£o de vulnerabilidade social, beneficiando cerca de 200 comunidades.

A recomenda√ß√£o aos moradores dos locais atendidos √© que os materiais sejam disponibilizados em frente √†s resid√™ncias na noite anterior, ou at√© as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulga√ß√£o do servi√ßo √© feita por meio de cartazes colocados em unidades de sa√ļde, mercados, escolas, bares e associa√ß√Ķes de bairro.

‚ÄúO Bota-Fora oportuniza que os cidad√£os realizem o descarte correto de materiais e res√≠duos, que poderiam formar focos irregulares de lixo. Seguiremos vigilantes e fiscalizadores dos servi√ßos prestados √† popula√ß√£o, com o foco na zeladoria da cidade‚ÄĚ, ressalta o secret√°rio Municipal de Servi√ßos Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, enfatiza a disposi√ß√£o correta de res√≠duos, lembrando o compromisso social da popula√ß√£o. ‚ÄúO cidad√£o √© pe√ßa chave no combate ao descarte irregular. Se cada um tiver a consci√™ncia de que todos os materiais t√™m um lugar apropriado para serem entregues, e que possuem valor financeiro se encaminhados para reciclagem ou reaproveitamento, poderemos construir um futuro melhor para nossa cidade e contribuir at√© mesmo com a gera√ß√£o de renda de quem vive da triagem dos res√≠duos. ‚ÄĚ

Al√©m do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito diretamente em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, tamb√©m chamadas de Ecopontos, recebem madeira, m√≥veis velhos e entulhos e est√£o estrategicamente distribu√≠das pela cidade. Para mais informa√ß√Ķes sobre os locais, acesse aqui.¬†Para consultar as pr√≥ximas comunidades a serem atendidas pelo primeiro ciclo do Bota-fora em 2024, clique neste link.¬†

Programação por comunidades*:

Terça-feira, 26: Vila Pellin (Tristeza), Santa Bárbara (Tristeza), Nossa Senhora de Lourdes (Tristeza), São Vicente Martir (Camaquã) e Castelo (Restinga);

Quarta-feira, 27: S√£o Carlos (Lomba do Pinheiro), Loteamento Irm√£os Maristas (M√°rio Quintana), Recanto do Sabi√° (M√°rio Quintana) e Timba√ļva 1, 2 e 3 (M√°rio Quintana);

Quinta-feira, 28: Jo√£o Pessoa (Partenon).

*O DMLU esclarece que o programa Bota-Fora é realizado nas comunidades. Os bairros são colocados entre parênteses para facilitar a localização.

Melissa Vasconcelos (estagi√°ria) / Supervis√£o: Adriana Machado