Bota-Fora atende parte de três bairros nesta quinta

17/02/2022 08:49
SMSURB / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Serviço beneficia mais de 200 comunidades em vulnerabilidade social

O projeto Bota-Fora, promovido pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza o serviço nas comunidades desta segunda-feira, 14, até a quinta-feira, 17, quando serão atendidas 12 comunidades. Em 2021, o Bota-Fora recolheu 940,18 toneladas de resíduos. Nesta quinta-feira, 17, serão atendidas as comunidades Arado Velho (Belém Novo), Cascata (Glória), Taquareiras (Glória), Jardim Marabá (Glória), Glorinha (Glória), Herdeiros (Agronomia).

O primeiro ciclo do projeto ocorre de janeiro até junho. O serviço atende cerca de 200 comunidades. A iniciativa surgiu de ações semelhantes realizadas esporadicamente pelo DMLU e tornou-se uma atividade permanente, que tem o objetivo de auxiliar a população a fazer o descarte de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Podem ser dispostos eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões, dentre outros objetos volumosos.

A recomendação aos moradores dos locais atendidos é que os materiais sejam disponibilizados em frente às residências na noite anterior, ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação do serviço é feita por meio de cartazes colocados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairro.

“O Bota-Fora oportuniza que os cidadãos realizem o descarte correto de materiais e resíduos, que poderiam formar focos irregulares de lixo. Seguiremos vigilantes e fiscalizadores dos serviços prestados à população, com o foco na zeladoria da cidadeâ€, ressalta o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, enfatiza a disposição correta dos resíduos, lembrando o compromisso social da população. “O cidadão é peça chave no combate ao descarte irregular. Se cada um tiver a consciência de que todos os materiais têm um lugar apropriado para serem entregues, e que possuem valor financeiro se encaminhados para reciclagem ou reaproveitamento, poderemos construir um futuro melhor para nossa cidade e contribuir até mesmo com a geração de renda de quem vive da triagem dos resíduos. â€

Além do Bota-Fora, o descarte desses materiais pode ser feito diretamente em uma das Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU. As UDCs, também chamadas de Ecopontos, recebem madeira, móveis velhos e entulhos e estão estrategicamente distribuídas pela cidade. Para mais informações sobre os locais, acesse aqui. Para consultar as próximas comunidades a serem atendidas pelo primeiro ciclo do Bota-fora em 2022, clique neste link. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb).

Programação por comunidades:

Segunda-feira, 14: Beco Darci Pereira Pozzi (Chapéu do Sol);

Terça-feira, 15: Maria da Conceição (Partenon);

Quarta-feira, 16: Eucalipto (Mário Quintana), Chico Mendes (Mário Quintana), Santana 1 e 2 (Mário Quintana), Mirim (Mário Quintana);

Quinta-feira, 17: Arado Velho (Belém Novo), Cascata (Glória), Taquareiras (Glória), Jardim Marabá (Glória), Glorinha (Glória), Herdeiros (Agronomia).

O DMLU esclarece que o programa Bota-Fora é realizado nas comunidades. Os bairros são colocados entre parênteses para facilitar a localização da comunidade.

 

 

 

  

 

Jacquelline Jorge (estagiária)/Supervisão: Adriana Machado

Andrea Brasil