Bairro São José recebe Plantio Urbano Sustentável
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), que integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), realizou nesta quarta-feira, 13, um Plantio Urbano Sustentável na rua Frei Clemente, no bairro São José. Foram plantados, em floreiras feitas com pallets recicláveis, pequenos arbustos e folhagens, como clorofito, espada de São Jorge e palmeirinhas. No plantio, foi utilizado o composto orgânico doado pela Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) Lomba do Pinheiro.
A entrega do jardim busca diminuir o descarte irregular. Atualmente, são retiradas aproximadamente 2 toneladas de resíduos por semana do foco crônico existente do local. A necessidade do Plantio Urbano Sustentável no espaço surgiu após pedidos da comunidade pelo telefone 156. Também ocorreram diversas visitas técnicas da equipe da Coordenação de Gestão e Educação Ambiental do DMLU, que realizou o serviço.
A moradora Juliana Bruxel, presente na atividade, se comprometeu a cuidar do espaço, efetuando a manutenção das plantas. “Esta estrutura é muito importante para inibir o descarte de lixo neste ponto, que fica encostado no muro de uma residência, atraindo bichos para dentro de nossas casas’’, ressalta a contribuinte.
Para o diretor-geral do DMLU, Renê Machado de Souza, o plantio realizado é fundamental para a população, porque há um descarte irregular numeroso no local. "Conseguimos transformar um ambiente degradado em um lugar agradável."
Plantio - O objetivo do projeto é ocupar espaços ociosos nas comunidades que eram depósitos irregulares crônicos de resíduos, mais conhecidos como “focos de lixo”. São utilizados, como canteiros e vasos, materiais de descarte, a exemplo de pallets doados por parceiros, que não possuem reciclagem e seriam destinados ao aterro sanitário.
Tassiane Costeira (estagiária) / Supervisão: Andiara de Freitas
Andrea Brasil