Artigo: Dia do Gari e 20ª Semana Cidade Limpa: unindo esforços por Porto Alegre
Neste 16 de maio, data que comemoramos o Dia do Gari, iniciamos uma série de ações dentro da programação da 20ª Semana Cidade Limpa. InstituÃda pela Lei Municipal Nº 9.922 de 2006, e realizada anualmente no perÃodo de 16 a 22 de maio, a iniciativa busca sensibilizar a população sobre a sua responsabilidade na limpeza da cidade.
Diariamente, os garis já enfrentam jornadas pesadas. Em maio do ano passado, os trabalhadores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) tiveram mais um desafio extraordinário: a limpeza da Capital após os alagamentos que assolaram o estado. A força-tarefa recolheu mais de 216 mil toneladas de resÃduos pós-enchente e mobilizou um efetivo comprometido com Porto Alegre. Nossos trabalhadores, mesmo com limitações, pois muitos foram afetados, não mediram esforços para acelerar a recuperação do municÃpio.
Nossas equipes seguem atuando com esse empenho excepcional em cada ação executada. No entanto, a responsabilidade em manter a cidade limpa é compartilhada com a população. Especialmente neste momento de aumento nos casos de dengue, a consciência sobre o descarte correto é uma necessidade prioritária. Evitar a disposição irregular, manter terrenos limpos são ações simples que reduzem os criadouros do mosquito Aedes aegypti. A eliminação de pontos com acúmulo de resÃduos é um gesto simples que não só colabora com a saúde pública, mas também facilita e honra o trabalho dos garis e contribui com o futuro do planeta.
Hoje, a participação de todos na limpeza urbana é ainda mais vital. Por isso, nesta 20ª edição da semana, estamos lançando um novo desafio: exterminar 25 focos crônicos de lixo dos cerca de 180 pontos existentes. Os espaços serão revitalizados e receberão ações de educação ambiental, com o apoio dos moradores, empresários e outras lideranças. Cada um pode ajudar, mobilizando sua comunidade. Vamos juntos rumo a uma cidade mais limpa?
Carlos Alberto Hundertmarker
Diretor-geral do DMLU
Artigo publicado na edição de 16 de maio de 2025 do jornal Correio do Povo Â
Â
Cristiano Vieira