Ação mostra descarte incorreto de reciclável em contêiner para resíduo orgânico e rejeito

25/10/2023 11:13
Pedro Piegas / PMPA
Limpeza Urbana
Descarte incorreto de reciclável em contêiner para resíduo orgânico e rejeito chega a 50%

Na manhã desta quarta-feira, 25, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou a ação Lixo Certo dentro da programação da Semana Lixo Zero. A atividade aconteceu na Praça Brigadeiro Sampaio esquina com rua General Portinho, Centro Histórico.

Com a presença do subprefeito Centro, Paulo Ricardo Nivinski, da gerente de praças, Regina Machado e da prefeita da praça Brigadeiro Sampaio, Marivane Anhanha, e moradores da região, o DMLU retirou os resíduos de um contêiner, específico para disposição de orgânicos e rejeitos, e colocou o conteúdo em uma lona para análise. Foram encontradas falhas na separação, visto que cerca de 50% do que foi retirado eram resíduos recicláveis que deveriam ser dispostos para coleta seletiva, que acontece em dias e horários específicos para este tipo de recolhimento. Para saber mais sobre a coleta seletiva clique aqui.

O diretor-geral do DMLU, Paulo Marques, explica que, quando o cidadão descarta incorretamente o reciclável no contêiner de orgânicos, aumenta o gasto com transporte ao aterro sanitário e diminui a renda dos triadores das Unidades de Triagem. “Estamos com esta ação sensibilizando a população sobre a importância do descarte correto dentro do contêiner, que é destinado a receber resíduos orgânicos e rejeito e mostrando que a limpeza urbana é responsabilidade de todos”, conclui.

“Acho muito importante a separação de resíduos, acredito que todos deveriam fazer esta segregação em casa. Espero que todos condomínios aqui do Centro se conscientizem e façam esta separação”, diz a moradora do Centro Histórico há mais de 20 anos, Silma de Franceschi.

Semana Lixo Zero – O DMLU segue com atividades de educação ambiental da Semana Lixo Zero até o sábado, 28. A Semana foi incluída no calendário de eventos de Porto Alegre por meio da Lei 12.849, de 20 de julho de 2021.

A programação busca promover o debate e a sensibilização sobre a temática dos resíduos sólidos, envolvendo a sociedade civil organizada, a prefeitura, a iniciativa privada, as escolas das redes pública municipal e privada, as universidades e a população em geral. Também pretende propor soluções para redução, reutilização, reciclagem, compostagem e não geração de resíduos sólidos, além de realizar ações educativas como palestras, fóruns, seminários e incentivar o consumo consciente.

Um dos principais objetivos da Semana Lixo Zero na Capital é a adoção e implementação da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Cronograma de atividades

Quarta-feira, 25
Onde: Escola Estadual de Ensino Fundamental Ana Neri
Endereço: rua Joaquim Silveira, 738, bairro São Sebastião
Horário: 13h30
Atividade: palestra sobre gestão de resíduos, sustentabilidade e meio ambiente
Público-alvo: professores, alunos e funcionários

Quinta-feira, 26 
Onde: bairro Azenha
Endereço: avenida Azenha esquina com rua Freitas e Castro em direção à avenida Carlos Barbosa
Horário: 9h30
Atividade: blitz da Educação Ambiental para a correta utilização dos contêineres

A atividade, promovida pela DGEA do DMLU, consiste em fazer abordagens aos pedestres do bairro, orientando como separar e descartar corretamente os resíduos domiciliares nos contêineres e sobre a importância da coleta seletiva de recicláveis. Participarão da blitz garis e educadores ambientais do departamento.

Público-alvo: comerciantes e moradores do bairro Azenha

Sexta-feira, 27
Onde: bairro Rubem Berta, entrada do Núcleo 12
Endereço: rua Wolfram Metzler, 237, bairro Rubem Berta
Horário: 9h30
Atividade: Plantio Urbano Sustentável

Os plantios ocorrem em regiões da cidade onde antes existiam descartes irregulares de resíduos. Na revitalização dos espaços, são utilizadas floreiras feitas a partir de materiais reaproveitados, como paletes, além de um composto orgânico que é produzido na Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do DMLU. A colaboração de moradores e comerciantes locais é essencial, tanto com a doação de mudas como na participação da construção e conservação da área, contribuindo para a preservação do meio ambiente. 

Público-alvo: moradores do Núcleo 12 do bairro Rubem Berta

Sábado, 28
Onde: Parque Moinhos de Vento (Parcão)
Endereço: rua Comendador Caminha, s/nº, bairro Moinhos de Vento.
Horário: 9h30
Atividade: drive-thru de coleta de resíduos eletrônicos.

A ação será feita em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) e busca promover a destinação correta dos equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo e incentivar a logística reversa. A orientação para as pessoas que desejam descartar os resíduos é que verifiquem quais equipamentos não estão mais funcionando ou estão obsoletos em casa, recolher todos eles e levar até ao local.

Público-alvo: moradores e comerciantes do bairro Moinhos de Vento e bairros próximos.

 

Adriana Machado

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes